CoRaçãO BaKaNnA: Pintas no Corpo...Fique de Olho!
Image Map

Pintas no Corpo...Fique de Olho!

Oi! Meus Corações!!
As pintas que temos pelo corpo são charmosas, mas algumas delas não são tão inofensivas assim.....E no verão temos que ter muito mais cuidado, pois os raios solares são prejudiciais. Então não esquece do protetor solar, ok!
Pinta é o nome vulgar para o nevo melanocítico, que é uma mancha pigmentada com coloração variada da cor da pele ao preto. “As pintas podem ser congênitas (presentes desde o nascimento) ou adquiridas, pequenas ou grandes, planas ou elevadas, conter pelos e aparecer em qualquer lugar.

Sim, ter pintas espalhadas pelo corpo é comum! A maioria dos nevos é benigna. No entanto, isso não é uma regra e alguns podem se transformar em câncer de pele. Por isso, é fundamental examinar as pintas e acompanhar evoluções para observar se houve alterações de tamanho, consistência e/ou coloração. Além disso, o conceito de que toda pinta de nascença é benigna, nem sempre procede. Em geral, toda pinta pode se transformar em câncer de pele, embora isso não seja o mais comum. Por isso, a fim de preservar a saúde, existem casos em que a retirada é indicada pelo dermatologista.

Mas atenção! "A remoção das pintas só deve ser feita se houver algum risco à saúde. Em indicações puramente estéticas, nem sempre vale a pena trocar um sinal por uma cicatriz”, aconselha o especialista. Devemos remover uma pinta quando ela começa a apresentar algumas alterações baseadas na regra do ABCD:

- Assimetria (começam a ficar irregulares),
- Bordas (ficam irregulares, possui limites imprecisos, contornos irregulares),
- Coloração (era uniforme e passa a ter várias cores) e
- Diâmetro (começa a crescer).

Outros sintomas de alerta são prurido, sangramento e ardência.

O médico avalia a necessidade de remoção da pinta com o auxílio de um dermatoscópio digital, aparelho que conta com um sistema óptico capaz de ampliar as estruturas presentes na pele em até 200 vezes, permitindo a visualização de elementos não visíveis a olho nu. A remoção é realizada com anestesia local, e a incisão é feita com bisturi ao redor da lesão, sendo que é importante deixar umamargem de segurança para que seja retirada totalmente.

Todas as pintas com alterações certamente vão virar câncer de pele? 
Nem sempre. Elas podem ser grandes, ter contornos irregulares e não se transformarem em melanoma (forma grave de câncer de pele). Mas é fundamental uma monitoração minuciosa com exames clínicos e dermatoscópicos frequentes. 

Apenas 2% das pintas têm risco de se transformar em um câncer. Isso vai depender de fatores genéticos,  pessoas com histórico na família e fatores externos como excesso de sol. Uma forma de prevenir que “evoluam” para esse quadro é evitando as queimaduras solares desde a infância. Isso reduz em até 5 vezes as chances de desenvolver a doença quando adulto. Por isso, protetor solar diariamente é fundamental. 

É possível distinguir uma pinta saudável de cancerígena? 
Somente um dermatologista consegue fazer isso com precisão. Porém, se sua pinta for diagnosticada como cancerígena, a dermatologista sugere retirá-la. O melanoma cutâneo é agressivo e consegue chegar aos vasos linfáticos e aos órgãos mais distantes e levar à morte. 

Com sardas e verrugas também é preciso ter cuidado? 
Sim, não podemos negligenciar nunca. A sardas podem virar câncer porque há o acúmulo de radiações UVA e UVB. E as verrugas são nevos elevados, devem ser tratadas da mesma maneira que as pintas. Também se recomenda verificar se há verrugas genitais, pois podem estar ligadas ao câncer de colo uterino e vulva.

A dica é ficar alerta a qualquer mudança nas pintas, ok! Caso haja mudança corra no dermatologista.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *