CoRaçãO BaKaNnA: Como acabar ou controlar a Caspa
Image Map

Como acabar ou controlar a Caspa

Oi! Meus Corações!!
Coceira, irritação no couro cabeludo, fios que parecem sujos e malcuidados...parece que caiu neve. Quem sofre com a caspa vive atrás de uma solução definitiva para esse problema. Mas, como ainda não tem cura, é preciso controlá-lo.
CASPA é o processo de descamação da pele do couro cabeludo. Também conhecida pelo nome de dermatite seborreica, ela pode ser leve, média ou grave. A caspa surge da associação entre a oleosidade e fungos que habitam naturalmente o couro cabeludo. Apesar da irritação e descamação serem mais comuns na cabeça, podem acontecer também na sobrancelha, atrás das orelhas, no decote e, mais raramente, no queixo. Costuma aparecer em três fases da vida, na infância, nos jovens adultos, até os 40 anos, e no idoso. Isso não exclui que apareça em outras etapas, mas são as mais comuns. No bebê, as crostas que formam podem ser retiradas com óleos, mas podem dar irritações que incomodam.

Outro problema que incomoda as pessoas é a vontade incessante de se coçar. Esse hábito pode tornar-se um ciclo vicioso porque, quando há contato com algo que causa alergia, o terminal de coceira libera a histamina, um vasodilatador que está espalhado pela pele dentro de pequenas células chamadas mastócitos. Quanto mais o corpo é friccionado, mais é liberada essa substância e a pessoa sente mais vontade de se coçar.

Para EVITAR as temidas casquinhas brancas, é preciso CONTROLAR a oleosidade da pele.

- O uso de xampus anticaspa. Os xampus que levam sulfeto de selênio, ciclopirox olamina ou cetoconazol são eficientes. Estes produtos devem ter pH 5, igual ao do couro cabeludo. Confira na embalagem dos produtos se eles têm na composição uma dessas substâncias.

- A pessoa com caspa deve lavar o cabelo diariamente. A primeira aplicação e enxague removem os flocos soltos e o óleo formado nos cabelos e no couro cabeludo. É uma espécie de limpeza da área, de modo que a segunda ensaboada tenha efeito. Deixe a segunda espuma do xampu pelo menos cinco minutos na cabeça antes de enxaguar os cabelos. Isso permite que o xampu penetre nas células da pele e faça o que supostamente deveria fazer.

- Tomar banhos com água morna pra fria e com duração máxima entre 7 e 9 minutos.

- Manter uma alimentação saudável, reduzindo os derivados do leite, e ter uma vida equilibrada.

- O controle do banho é superimportante, e usar o xampu dois em um também piora bastante. Os produtos que já vem com condicionador aumentam a oleosidade, então, é melhor evitar o uso e aplicar o condicionador apenas no comprimento dos fios. É importante ressaltar que se você tem a raiz oleosa, deve lavar as madeixas diariamente.

- Outra dica é evitar as situações estressantes, sempre que possível.

- Evitar o uso de bonés, chapéus e lenços.

- Vá devagar com os produtos viscosos. Embora você não precise deixar de usar mousse, spray e gel, procure usá-los com menos frequência. Esses produtos para cabelos podem contribuir para a produção de óleo.

Existe também a opção de tratamento oral com com um único produto no mercado para dermatite seborreica. Sua função é melhorar a barreira da pele para impedir a ação do fungo. Caso o tratamento com os xampus medicamentosos não funcionem ou a irritação seja muito intensa, o conselho é procurar um dermatologista, que ajudará a identificar os motivos e indicará o melhor tratamento para o alivio dos sintomas.

Infelizmente sofro desse mal, e controlo ela com os cuidados, ajuda muito.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *