CoRaçãO BaKaNnA: Nutrição X Hidratação X Reconstrução
Image Map

Nutrição X Hidratação X Reconstrução

Oi! Meus Corações!!
É grande o numero de pessoas que acham não ter diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução nos fios. Quando meu cabelo não estava saudável eu já pensava em hidratação. É como a "virose" os médicos sempre falam que é virose, né? HaHa! No caso do meu cabelo, tudo era falta de hidratação. BaH!

Muitas vezes no anseio de estar com um cabelo bonito e saudável saímos comprando um monte de produtos e acabamos não percebendo a diferença entre eles e sua real função. O primeiro passo para se ter um cabelo bonito e saudável é identificar as necessidades. 
Esse aprendizado leva tempo e muita pesquisa, entender seus fios e as máscaras com suas diferentes composições. Querem aprender também? Então vou explicar do jeito fácil.

HIDRATAÇÃO - Nada mais do que a reposição hídrica (água) dos fios. Essas máscaras tem na sua fórmula aloe vera, frutas, chocolate, panthenol, vitaminas, extratos (jaborandi, alecrim,..). Repõe a água perdida, responsável pela elasticidade dos fios, deixa o cabelo macio e sedoso. As máscaras populares e baratas são de hidratação, aquelas que você encontra no supermercado.

NUTRIÇÃO - É uma reposição lipídica (gordura) dos fios. Que é responsável pelo brilho, peso ou caimento dos fios, e evita o excesso de frizz. Essas máscaras tem na sua composição: óleos (argan, coco, açaí,...), manteigas (karité, abacate, macadâmia, tutano,...) e ceras vegetais, e geralmente também tem itens de hidratação. São fáceis de achar também, com essa chuva de óleos que está tendo hahaha.

RECONSTRUÇÃO - É a reposição de proteínas. Ela reestrutura a fibra capilar, selando mais as suas cutículas após o tratamento, diminui a porosidade dos fios. Fortalece a parte enfraquecida principalmente por processos químicos. Enfim ela constrói o fio novamente reparando todos os danos mais profundos. Reconstrutores são compostos por queratina, creatinina, cistina, aminoácidos e proteínas. Essa devemos evitar o excesso, recomendo uma vez por mês, pois ela aumenta a espessura dos fios, favorecendo a quebra. Lembre-se tudo que é demais faz mal.

Vou passar um cronograma simples destas etapas:

1°Semana = Hidratação Hidratação Nutrição
2°Semana  = Hidratação Hidratação Nutrição
3°Semana = Hidratação Hidratação Nutrição
4°Semana = Hidratação Reconstrução

Depois que você sentir seu cabelo mais saudável, você pode diminuir a quantidade de hidratação, nutrição, mas a reconstrução é valida realizá-la pelo menos uma vez por mês.

ATENÇÃO! Você deve fazer primeiro uma hidratação, nutrição e reconstrução, essa é a ordem correta de usar os diferentes tipos de máscaras, ok!

Todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções por mês, do que um cabelo sem química.

Como identificar cada problema do cabelo?
  • Quando o cabelo precisa de hidratação? Quando ele está opaco e sem elasticidade.
  • Quando o cabelo precisa de nutrição? Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho. A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes.
  • Quando o cabelo precisa de reconstrução? Quando a estrutura da fibra capilar é danificada após procedimentos químicos, ou devido aos desgastes ambientais, ou por causa do uso chapinhas e escovas, que resultaram em perda de massa capilar.
A primeira informação a saber é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra, por exemplo, um cabelo com química (descoloração, alisamentos e progressivas) terá que ter mais reconstruções em tempos espaçados, do que um cabelo sem química.

Agora que vocês já sabem a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução, ficou mais fácil cuidar das madeixas, né? Experimente pelo menos por um mês fazer o esquema das três que você já vai notar uma diferença no seu cabelo.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *