CoRaçãO BaKaNnA: Como guardar e limpar os seus sapatos...
Image Map

Como guardar e limpar os seus sapatos...

Oi! Meus Corações!!
Apaixonado ou não por sapatos, o fato é que todo mundo precisa usá-los. Mas o que nem sempre sabemos é a maneira correta de limpar e organizar os calçados.
Normalmente, os calçados são guardados em prateleiras que os deixam visíveis e fáceis para manusear. Antes de colocá-los no armário, é fundamental que fiquem pelo menos algumas horas em local arejado e que a sola seja limpa com um pano úmido.

- Sempre limpe os seus sapatos antes de guardá-los, pois o suor dos pés e a sujeira trazida da rua fazem aumentar ainda mais a proliferação de fungos.

- Depois de limpar, coloque o calçado em local ventilado para secar, mas nunca no sol, pois o calor pode fazer com que alguns tipos de materiais se danifiquem ainda mais rápido.

- De vez em quando, você pode passar bicarbonato de sódio ou cedro para evitar o mau cheiro. Use também desodorantes para calçados e talcos anti-sépticos.

Separe os calçados de estações, como botas, galochas e sandálias de praia. Como não são de uso frequente, podem ficar em um lugar mais reservado, como caixas ou sacos específicos, que permitem a circulação de ar. Alguns sapatos merecem cuidados especiais. As botas devem ser guardadas com enchimentos e nunca dobradas ao meio, para não estragar. Tem algumas que já vêm com o enchimento, mas hoje existe no mercado suportes para botas. Canos de PVC também podem ser utilizados para esse fim.

Super dicas para cuidar do COURO:

- Nunca devem ser molhados com água em excesso. A limpeza deve ser feita somente com panos úmidos.

- Para limpeza interna dos calçados, não use água também. Apenas uma escova ou pano úmido.

 - Couro legítimo nunca deve ser limpo com produtos químicos, como detergente, sabão, ou outros produtos que não sejam específicos para couro.

- Sapato de couro claro: tirar mancha com um pano umedecido com gasolina.

- Sapato de couro escuro: esfregar com a parte interna de uma casca de banana.

- Se o calçado de couro estiver mofado, limpe bem com um pano úmido, retirando com cuidado todas as manchas. Se necessário, passe o pano duas vezes, sempre lavando o pano para deixá-lo limpo para passar sobre o calçado. Em seguida, coloque a peça para secar ao sol, mas só por alguns instantes, para não ressecar o couro.

- Hidrate o couro muito bem com hidratante específico para couro (facilmente encontrado em sapatarias). Na falta deste, use um hidratante corporal branco, sem muita essência. Esfregue com carinho por toda a peça, e se houver excesso, limpe com um papel toalha.

- Para evitar mofos e bolores nos seus artigos de couro, nunca guarde-os em sacos plásticos, nem em lugares úmidos ou sem ventilação. E pelo menos 4 vezes por ano, realize o processo de limpeza descrito acima.

- Para evitar que o couro quebre ou descasque, realizar a limpeza e hidratação descritas acima é essencial. E nunca guarde a peça de couro dobrada ou amassada.

- Couro que desbota: se aquele sapato mancha todas as suas meias, esfregue-o com álcool.

- Couro colorido: passe clara de ovo batida em neve. Se não tiver cor, limpe delicadamente com casca de laranja, que recupera o brilho do material.

- Couro de cobra: a estampa de cobra ou crocodilo fica nova ao passar uma mistura em partes iguais de glicerina e óleo de rícino.

Dicas para limpar CAMURÇA:

- Lembra daquela borracha que usávamos na escola? Além de ser baratinha, é fácil de achar. Passe no sapato como se estivesse “apagando a sujeira”. É prática e ainda limpa tudo. Mas não é a melhor opção, pois tira o excesso, mas não as marcas de gordura, ou manchas mais pesadas.

- O condicionar, hidrata a camurça e deixa seu sapato com cara de novo. Misture uma quantidade com o condicionador e duas com água quente e passe no sapato com uma escovinha macia ou uma esponja, pode ser escova de dentes. Não apertar para não estragar o tecido. Faça movimentos circulares com cuidado e terá um sapato novinho em folha.

- O spray próprio pra isso, já é mais difícil de achar, mas na maioria das sapatarias tem, pesquise.

- Sabe aquele produto de limpeza para carpete, é ótimo para sapatos de camurça . Como o produto é concentrado, misture em pouca quantidade com água e limpe o sapato.

- Se você sujou seu calçado com lama, pode passar uma escova úmida e logo após secar com secador, procure passar a escova sempre na mesma direção, para não deixar arranhões no material.

- Tem uma mancha muito resistente, vale experimentar limpar com solução de vinagre, copo de água para uma colher de vinagre, passe a solução na mancha e depois tire com um paninho umedecido.

- A camurça molhou muito? Teve de enxaguar? Pressione uma toalha seca por fora e por dentro, depois preencha o calçado com bastante papel (menos jornal, que mancha), empurrando bem para que a ponta fique preenchida, isso ajuda a manter o formato.

Para os pares de PLÁSTICO:

É um dos materiais mais fáceis, em partes de limpar. Umedeça o calçado e aplique sabão neutro com uma escova de cerdas macias (por dentro e por fora) com cuidado para não arranhar. Retire o sabão com pano úmido e deixe secar na sombra. Se o calçado possuir metais, estampas ou aplicações, seja mais delicada.

Os pares de VERNIZ:

- Na hora de limpar nunca use escovas, elas podem riscar o brilho do sapato. Use um pano úmido com água e para secar uma flanela nova e limpa. Você deve limpá-los de vez em quando com um pano embebido em glicerina, azeite. Em seguida, lustre os sapatos com uma flanela.

- Para cuidar bem do seu modelo lembre-se de deixá-lo respirando e descansando por 24 horas, se possível calce com uma fôrma de madeira ou então papel.

Nós amamos sapatos, não é verdade? Mas o tempo e a falta de alguns cuidados pode tirar aquela beleza que o sapato tinha quando o compramos, afinal cada sapato é de um material diferente, e cada material exige um certo tipo de cuidado, por isso devemos limpa-los adequadamente e assim mante-los sempre lindos como no dia em que compramos.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *