CoRaçãO BaKaNnA: Tatuagem Fazer ou Não? Veja as Dicas!
Image Map

Tatuagem Fazer ou Não? Veja as Dicas!

Oi! Meus Corações!!
Outrora símbolo de delinquência, rebeldia, espírito rock e punk, as tatuagens já percorrem um longo caminho e atualmente assumem-se como uma forma de comunicação, de exprimir sentimentos, de recordar algo ou alguém, sendo algumas verdadeiras obras de arte. Há quem diga que uma boa tatuagem é uma declaração, não um estilo, e que fazê-la é embarcar numa viagem, e não é chegar a um destino.
Embora a tatuagem como moda só tenha começado a dar nas vistas a partir da década de 90, na realidade é uma prática com milhares de anos, remontando à época pré-histórica. Muito praticada na Ásia, depressa foi divulgada para o resto do mundo, mas, e como todos sabemos, a tatuagem não era uma prática bem vista pela maior parte das pessoas. Aliás, alguém uma vez disse que o “mundo está dividido em dois tipos de pessoas: aquelas que têm tatuagens e aquelas que têm medo das pessoas com tatuagens” Felizmente esse medo dissipou-se e hoje as tatuagens são mais populares do que nunca!

Fazer uma tatuagem passou a ser muito in e, de repente, os tapetes vermelhos de todo o mundo acolhiam os nossos famosos preferidos que orgulhosamente exibiam uma, duas, três ou até mais tatuagens… de uma só vez! Ao que se sabe, a Angelina Jolie tem mais de 13 tatuagens, o David Beckham tem mais de 12 tatuagens espalhadas pelo corpo.

Os principais motivos por de trás de uma tatuagem são fatores espirituais e decorativos. Digamos que uma tatuagem bem feita e estrategicamente posicionada é uma verdadeira delícia! Mas existem outras razões: uma tatuagem pode ser identificativa se tiver as iniciais de alguém querido ou de uma pessoa que tenha falecido e que se queira homenagear (este tipo de tatuagem foi ainda utilizada para identificar os Judeus nos campos de concentração Nazi). A tatuagem é ainda utilizada no mundo cosmético para criar delineado, batom ou contorno de lábios permanente (sim, há quem faça isto!). Esta maquiagem permanente pode ainda ser usada para definir sobrancelhas ou para disfarçar imperfeições da pele. As tatuagens médicas também são um recurso cada vez mais frequente, principalmente para identificar locais onde existem implantes. Hoje, esta arte já evoluiu tanto que pode fazer uma tatuagem visível apenas com luz negra (a das danceterias!), ideal para quem tem uma profissão conservadora ou não quer que os pais saibam!

Significados e Sentimentos

Precisamente devido ao seu carácter permanente, é fundamental ter a certeza do desenho. Nunca faça uma tatuagem no calor do momento ou porque “ta na moda” não se esqueça que é para sempre! Cada vez que olhar para essa tatuagem deve dar-lhe vontade de sorrir, de recordar ou de suspirar e não de ir buscar uma camisa para a tapar! Existem milhões de possíveis desenhos: pode escolher uma imagem que goste particularmente e um bom tatuador pode perfeitamente aplicá-lo; ou então optar pelas tatuagens disponíveis no salão. Para a ajudar a decidir, saiba quais os significados de algumas das tatuagens mais populares:

Anjo: proteção e orientação
Pássaro: liberdade, paz, longevidade, espiritualidade
Borboleta: metamorfose, fragilidade, beleza, alegria, liberdade
Cobra: charme, juventude
Diabo: desejo, luxúria
Golfinho: inteligência, salva-vidas, divindade
Chamas: purificação, renascimento
Ferradura de Cavalo: sorte
Lótus: pureza espiritual
Sereia: tentação
Lua: feminilidade, mudança
Sol: vida, nascer, renascer
Estrela: mudança, ambição, destino
Rosa: amor, respeito, felicidade, união, amizade
Espada: justiça, virtude, honestidade

Para ter uma melhor ideia do que será viver com uma tatuagem até ser velhinha, faça alguns testes : pode recorrer às tatuagens não permanentes ou então às tatuagens de henna que são aplicadas com recurso a um pincel e tinta castanho (evite a henna negra porque tem um maior risco de causar uma reação alérgica). Viva com essa tatuagem durante alguns dias ou semanas para ver se, no final do período de experimentação, ainda está com pulgas para se tatuar, mal pode esperar por tirá-la e ter a sua pele lisa e intocada de volta! Ou estás pronta.

Está finalmente decidida a fazer uma tatuagem, agora só falta o tatuador, de preferência experiente! Fale com amigos e conhecidos para obter referências e depois visite esses salões de tatuagem para ver o ambiente. A higiene é TUDO. Para falar com o tatuador, definir o desenho, ultimar detalhes como as cores e o tamanho, decidir o dia e a hora, saber quanto tempo vai demorar a fazer e esclarecer quaisquer outras dúvidas que possa ter. Hoje, muitos tatuadores vêem-se e são vistos como verdadeiros artistas.

Contra Indicações e mais Dicas

Infelizmente, as tatuagens não são para todos, nomeadamente quem tem diabetes, HIV, hemofilia, epilepsia, hepatite, bem como aquelas pessoas que sofrem da falta de coagulação de sangue, problemas de pele (herpes, fungos, eczema, psoríase, alergias…) ou se não tem as vacinas do tétano e da Hepatite B em dia. Se não se enquadrar neste grupo, saiba que precauções deve tomar no dia da tatuagem: não consuma bebidas alcoólicas, nem bebidas que contenham cafeína, não ingira estupefacientes ou medicamentos, procure não comer imediatamente antes de se tatuar. Em alguns salões de tatuagem terá de assinar um termo de responsabilidade.

O equipamento utilizada para efetuar uma tatuagem chama-se um demógrafo. Pode ser elétrico ou eletrônico e recorre a agulhas para distribuir a tinta ou pigmentos – que podem ser pretos ou coloridos, e que oscilam sobre a pele. O equipamento permite que as agulhas entrem e saem da pele rápida e repetidamente, ou seja, cerca de 80 a 150 vezes por segundo! É um processo seguro e esterilizado (certifique-se que assim seja!), sendo que as agulhas são embaladas individualmente e utilizadas apenas uma vez. O tatuador deve lavar as suas mãos e a área a tatuar antes de começar, utilizar luvas durante todo o procedimento, limpando a zona de trabalho frequentemente até terminar. O nível de dor que a maior parte das pessoas tatuadas garante ser “suportável” depende da zona do corpo a tatuar, as zonas com mais ossos parecem ser as mais dolorosas e, claro, da pessoa que pode ser mais ou menos sensível.

Dependendo do tamanho e da complexidade da tatuagem, o processo pode demorar 15 minutos, mais de uma hora ou até ser repartido em várias sessões. Esses mesmos fatores também contribuem para o preço final. O período de cicatrização é muito importante e os cuidados pós-tatuagem incluem: a aplicação rigorosa da pomada que o tatuador irá fornecer; manter a tatuagem coberta com película aderente durante pelo menos três dias; durante esse tempo, deve utilizar um sabonete neutro no banho para retirar o excesso de pomada e poder aplicar uma nova camada; evitar o sol, a praia, piscinas, e saunas durante pelo menos um mês. Depois, é admirar e exibi-la! Não esqueça sempre usar protetor solar. 

Quem sabe após uma primeira experiência bem-sucedida, não faça outra… e outra… e ainda outra…Mas eu não me incluo na lista, curto tatuagem vendo nos outros, mas eu fazer uma em mim, não passa na minha cabeça. E você curte? Tem uma ou mais? Ou pretende fazer?





Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *