CoRaçãO BaKaNnA: Entenda o Ciclo Menstrual...
Image Map

Entenda o Ciclo Menstrual...

Oi! Meus Corações!!
Todos os meses, seu aparelho reprodutor repete padrões regulares de eventos ( ciclo menstrual) que são todos controlados por hormônios. 
Você pode achar estranho, mas seu ciclo mensal não necessariamente acontece uma vez por mês. O tempo médio de ciclo para a maioria das meninas é de 28 dias, mas seu ciclo pode durar de 21 a 35 dias e mesmo assim ser normal.


1ª Fase

Preparo para o período fértil

Duração 
Primeiras duas semanas após o início da menstruação.

Características
É a fase logo após a menstruação e dura em torno de 14 dias. Nesse período, ocorre o desenvolvimento do óvulo que será liberado pelo ovário.

Sintomas
É durante o desenvolvimento do óvulo que ocorre a secreção do estradiol, conhecido como o principal hormônio da mulher. Os efeitos dele nessa fase são o aumento progressivo da lubrificação vaginal e da libido.

O que fazer
Não há sintomas negativos. Aproveite a fase!

2ª fase

Período fértil – Ovulação

Duração
Um ou dois dias, geralmente no meio do período entre as menstruações.

Características
É o momento da liberação do óvulo pelo ovário, o período fértil da mulher.

Sintomas
Os sintomas mais frequentes da ovulação são o aumento da libido e uma maior lubrificação da vagina, muitas vezes com saída da famosa secreção gelatinosa, com aspecto de “clara de ovo”. Esse muco cervical facilita a entrada dos espermatozoides para o útero. Nesse período, algumas mulheres ainda sentem uma dor na região pélvica, próxima à bexiga, a “dor do meio” (meio do ciclo menstrual), que ocorre no momento da liberação do óvulo.

O que fazer
Como o espermatozoide consegue viver por até cinco dias e o óvulo por até três, o período fértil começa cinco dias antes da ovulação e vai até três dias depois. Quem não quer engravidar, precisa usar camisinha e, em caso de acidentes, conversar urgentemente com o médico. Quando o assunto é “dor do meio”, pode-se usar analgésicos simples (dipirona, escopolamina, paracetamol) mas, se o sintoma ocorre com frequência e causa incômodo, é melhor conversar com o ginecologista.

A ovulação é o que acontece quando um óvulo maduro é liberado pelo folículo ovariano na trompa de Falópio mais próxima, durante seu ciclo menstrual. Às vezes dois desses óvulos podem amadurecer em um mesmo mês. O aumento do hormônio HL provoca a ovulação. O óvulo passa para o útero. Se seus ciclos menstruais forem regulares de 28 dias, a ovulação ocorre normalmente no dia 14. No entanto, a maioria das mulheres tem ciclos menstruais com durações diferentes. Em geral, a ovulação ocorre de 11 a 16 dias antes da menstruação seguinte. A ovulação acontece quando um dos ovários libera um óvulo maduro. O óvulo sai do ovário e passa pela trompa de Falópio mais próxima, chegando até o útero. Enquanto o óvulo leva vários dias para passar pela trompa de Falópio, a camada interna do útero continua a ficar cada vez mais espessa. Leva cerca de três ou quatro dias para o óvulo chegar até o útero. Se for para ocorrer a fertilização, isso deverá ocorrer dentro de 24 horas da ovulação, senão o óvulo irá se degenerar.

3ª fase

Período pós-ovulação

Duração
Sete dias após a ovulação, ou seja, terceira semana do ciclo menstrual.

Características
O corpo começa a mudar. O ovário, além do estradiol, produz progesterona, hormônio responsável por permitir e manter a gravidez.

Sintomas
Entre os sintomas estão aumento e sensibilidade dos seios, retenção de líquido pelo corpo, obstipação (prisão de ventre) e cansaço. 

O que fazer
Pratique exercícios físicos, tenha uma alimentação balanceada, rica em fibras e carboidratos integrais. Lembre-se de manter esses hábitos saudáveis sempre! Prefira bebidas não-gaseificadas e tome bastante líquido.

Depois da ovulação, o folículo se torna uma estrutura produtora de hormônios chamada corpo lúteo. As células do corpo lúteo produzem estrogênio e grandes quantidades de progesterona, sendo que este último hormônio estimula o desenvolvimento da camada interna uterina em preparação para o óvulo fertilizado. Se você não engravida, o corpo lútero se degenera cerca de duas semanas após a ovulação. Por causa disso, os níveis de progesterona caem e o desenvolvimento da camada interna para de ser estimulado. Isso faz com que a camada interna descame, iniciando um novo ciclo menstrual. 

A perda do corpo lúteo pode ser prevenida por meio da fertilização do óvulo. Se você ficar grávida durante sua menstruação, a fertilização irá ocorrer dentro de 24 horas da ovulação. Cerca de cinco dias após a fertilização, o óvulo fertilizado entra no seu útero e se integra à camada interna. Com a implantação, as células que posteriormente se transformarão na placenta começam a produzir o "hormônio da gravidez" ou gonadotrofina coriônica humana (HDG). Esse hormônio interrompe o ciclo menstrual por meio do estímulo contínuo do corpo lúteo para produzir progesterona. Isso previne a perda da camada interna. Durante essa fase do ciclo menstrual, se você engravida, o óvulo passa para o útero e implanta-se na camada interna. Se você não engravidar, a camada interna do útero descama e é eliminada pela abertura da vagina. E um novo ciclo menstrual é iniciado.

4ª fase

Período pré-menstrual –TPM

Duração
Semana antes da menstruação, geralmente a 4ª semana do ciclo menstrual.

Características
O nível de progesterona chega ao máximo e, com isso, traz efeitos incômodos, característicos da famosa TPM (Tensão Pré-Mentrual), cujo nome recomendado pelos médicos é Síndrome Pré-Menstrual.

Sintomas
Além da piora dos sintomas da terceira fase (sensibilidade dos seios, retenção de líquido pelo corpo, prisão de ventre e cansaço), há também a instabilidade emocional: tristeza, felicidade, irritação, ansiedade, agressividade.

O que fazer
É hora de reforçar os cuidados com o corpo: malhar, praticar o esporte que gosta, comer bem, ingerir líquidos adequados. Recomenda-se chá no lugar do café. E tente evitar exageros quando o assunto é chocolate, certo?

5ª fase

Menstruação

Duração
Dois a sete dias.

Características
A menstruação significa o fim de um ciclo (não houve gravidez) e o começo de outro (preparo para ovulação).

Sintomas
Aproximadamente metade das mulheres sofre com cólicas menstruais. Volume grande de fluxo também incomoda algumas pessoas.

O que fazer
Procure o médico, não sofra. Muitas vezes, anti-inflamatórios não-hormonais e analgésicos aliviam bastante as cólicas. O volume aumentado de fluxo deve ser avaliado, pois pode significar alguma alteração no útero ou colo, como miomas ou pólipos, ou até mesmo hormonais. Medicamentos que reduzem o fluxo, como antifibrinolíticos e anti-inflamatórios, são recursos que o ginecologista pode indicar caso não haja contraindicações.

A fase menstrual é o sangramento mensal da mulher, comumente chamado de menstruação. O dia um da fase menstrual é o primeiro dia da sua menstruação e é o primeiro dia do seu ciclo menstrual. O sangue menstrual (também conhecido como menstruação) descama da camada interna do seu útero (conhecida como endométrio). O sangue menstrual descama do útero através do cérvix e da vagina, saindo pela abertura vaginal. Esse fluido é de cor vermelho forte, rosa ou mesmo marrom. Uma menstruação normalmente dura de três a sete dias. A quantidade normal de fluxo menstrual para uma menstruação inteira é de aproximadamente

Curiosidades:
  • Em média, a menstruação leva à perda de 40 ml de sangue (entre 10 ml e 80 ml). Geralmente, os contraceptivos intrauterinos (DIU) aumentam o sangramento, enquanto que os anticoncepcionais orais diminuem o fluxo menstrual.
  • A primeira menstruação da menina é chamada menarca e ocorre, em média, por volta dos doze anos de idade (entre os 10 e 16 anos), ou seja, uns dois anos depois dos seios da menina começarem a crescer e pouco tempo depois de nascerem os pelos púbicos.
  • Durante os primeiros dias da menstruação é comum haver cólicas abdominais e dores nas costas, crescimento e dores nas mamas, presença de acne e outros sintomas.
  • A dor intensa no útero durante a menstruação é chamada dismenorreia e é mais frequente entre adolescentes e mulheres jovens.
  • Quando a menstruação se inicia, normalmente diminui a intensidade dos sintomas associados à tensão pré-menstrual (TPM), como as dores nas mamas e a irritabilidade.
  • Durante o período de aleitamento, a maioria das mulheres (cerca de 70%) não menstrua, mas isso não significa que não possam engravidar.

Como mulher sofre, hein? Viu? Tá louco! Homens menstruem também, vai! HaHa!





Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *