CoRaçãO BaKaNnA: Pelos Encravados - Causas, Evitar e Remover
Image Map

Pelos Encravados - Causas, Evitar e Remover

Oi! Meus Corações!!
Manter a pele bonita, radiante e jovem não é tarefa fácil, mas é uma tarefa possível. Para conseguir isso, só precisa dedicar alguns minutos diários ao seu corpo, e os resultados serão visíveis. Mas não há luta sem inimigo. E um dos principais inimigos do corpo de uma mulher são os pelos encravados, que teimam em retirar beleza à pele. Saiba como banir os pelos encravados.
Provocada pela característica recurvada dos pelos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele (pseudofoliculite), gerando uma reação inflamatória conhecida como foliculite. O pelo encravado passa por uma evolução. Começa como uma bolinha (que pode ser vermelha ou não), indicando que o pelo não nasceu corretamente. Em peles brancas, dá até para ver o caminho que ele faz. Se não for cuidado, o fio inflama a região, que fica avermelhada - às vezes, uma secreção amarela aparece e causa dor.

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pelos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.

Quais as CAUSAS dos pelos encravados?
  • Nascimento encurvado do pelo, não seguindo o seu crescimento normal, volta a penetrar a pele;
  • Pelo fraco e, por isso mesmo, sem força para penetrar a superfície da pele;
  • Nascimento de vários pelos num único folículo piloso, que causam a obstrução da saída do pelo;
  • Peles com elevada formação de queratina (que a torna mais grossa) são mais propensas ao encravamento;
  • Depilações frequentes, sobretudo depilação a cera quente ou fria, que vão alterando constantemente a direção do crescimento;
  • Pele muito seca, ressecada;
  • Uso de roupa apertada;
  • Obesidade;
Cada pessoa reage diferentemente aos tipos de depilação. Especialistas apontam como melhor opção a definitiva, a laser, que queima a raiz do fio. O problema? O preço, é caro. Diante das outras alternativas, a depilação com lâmina, feita no sentido do crescimento do fio, geralmente traz menos problemas, pois não arranca o pelo. Cremes depilatórios também funcionam assim (mas você deve checar se não é alérgica à fórmula).

Muitas vezes, o pelo encravado pode também dar origem a uma infeção, ficando vermelha e até com pus. Nestes casos, principalmente os mais graves, o melhor será procurar ajuda junto de um dermatologista, que indicará o melhor tratamento para os pelos encravados.

Como EVITAR pelos encravados?

1. A forma mais eficaz de combater os pelos encravados é recorrer à depilação a laser. Serão necessárias a realização de várias sessões, pois, só assim é que o laser consegue eliminar a raiz do pelo. No entanto, é importante referir que, como qualquer tipo de depilação definitiva, em alguns casos, pode até ser um processo doloroso, e caro também.

2. Faça uma esfoliação para afinar a pele alguns dias antes de se depilar. Quando perceber que os pelos estão começando a nascer de novo, repita a esfoliação por três dias seguidos. O processo deixa a pele mais preparada para facilitar a saída do pelo e evitar que fique encravado. Para ter um efeito melhor, use esfoliante corporal com pequenos grãos em vez de passar uma bucha vegetal, que pode agredir a pele.

3. É importante que entre as depilações, deixe crescer o pelo, pelo menos até 4 mm e, caso seja adepta das depilações com cera, experimente alternar com a tradicional lâmina.

4. Evite banhos longos e muito quentes, assim como roupa apertada.

5. Até 24 horas após a depilação, não se exponha ao sol e aplique na área depilada loções calmantes à base de calêndula ou camomila.

6. Uma das melhores maneiras de evitar pelos encravados é aquela que está ao alcance de todos.
Fazer frequentes esfoliações à pele em casa. A esfoliação pode ser feita até duas vezes por semana e, no dia anterior à depilação, deve esfoliar sempre cuidadosamente a pele. Escolha cremes esfoliantes com grânulos que promovem a desobstrução dos poros. Pode optar igualmente pelas luvas ou esponjas esfoliantes.

7. Uma forma de acabar definitivamente com os pelos encravados é deixá-los crescer. Quando estão longos, os pelos perdem a força para penetrar a pele.

Como REMOVER pelos encravados?

No que diz a remover pelos encravados, o melhor conselho é não removê-los, mas sim deixá-los “secar” e desaparecer por eles próprios. Se não resistir à tentação de tirar esse pelo encravado que tanto a incomoda,  você só poderá removê-los "se estiverem superficiais e sem inflamação. Esterilize uma agulha, colocando-a no fogo até que fique vermelha. Espere esfriar e limpe com álcool. Então, fure a pele e retire o fio. Agora que ele passou da superfície, puxe-o delicadamente com uma pinça, use sempre uma pinça e nunca os dedos. Certifique-se que a pinça está bem limpa (o ideal é desinfetar com um pouco de álcool), de modo a evitar a entrada de bactérias na zona do pelo encravado. Na maioria dos casos, especialmente os mais graves, aconselha-se que o pelo encravado seja retirado por um profissional que deverá usar uma agulha esterilizada e apropriada para o efeito.

Em alguns casos, são prescritos antibióticos, anti-inflamatórios, retinoides e outras substâncias ceratolíticas e até mesmo infiltrações locais. O paciente deve ser avaliado e diagnosticado pelo especialista para receber o tratamento correto e específico para o tipo de foliculite.

Ainda bem que são raras vezes que acontece isso comigo, pois procuro tomar os cuidados, mas a virilha é um lugar desgraçado, raramente acontece de encravar, mas infelizmente acontece. E você sofre desse problema ou já sofreu alguma vez?




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *