CoRaçãO BaKaNnA: Pílula do Dia Seguinte
Image Map

Pílula do Dia Seguinte

Oi! Meus Corações!!
A chamada "pílula do dia seguinte", que é um método anticoncepcional de emergência, faz com que o corpo da mulher fique "hostil" à gravidez, caso ela não tenha tomado cuidados como usar preservativo na relação sexual ou furou a camisinha ou....O remédio pode agir antes ou depois do processo de fertilização. Entenda como é o processo:
Essa pílula inibe ou retarda a ovulação, evitando a fertilização do óvulo. Segundo o especialista, não existem evidências que indiquem o impedimento do processo de implantação de um óvulo fecundado, o que torna o método ineficaz se a mulher já tiver ovulado. Portanto, a pílula de emergência (contendo o hormônio sintético levonorgestrel) não é abortiva.

Para que ela tenha o efeito previsto, é preciso que seja tomada o mais rapidamente possível. Quanto mais tempo se passa entre a relação sexual e a ingestão da pílula, menor é o seu poder de ação.

- Ingestão até 24 horas após a relação: 95%;
 - Ingestão de 25 a 48 horas após a relação 85%;
- Ingestão de 49 a 72 horas após a relação 58%;

Após tomar a pílula, a mulher apresenta um sangramento na data prevista da menstruação, podendo haver antecipação ou atraso. Se o atraso persistir por quatro semanas, faça um teste de gravidez.

Quem pode tomar? A pílula do dia seguinte é segura e adequada para todas as mulheres em idade reprodutiva. “Devido à natureza de curto prazo de uso deste contraceptivo, não há situações clínicas que o tornem uma ameaça à saúde da mulher”. A pílula é contraindicada para quem sofre de alguma doença hematológica (do sangue), vascular, é hipertensa ou obesa mórbida. Isso porque a grande quantidade de hormônio pode provocar pequenos coágulos no sangue que obstruem os vasos.

• A pílula do dia seguinte é oferecida nos postos de saúde da rede pública.

• Nas farmácias, por ser necessária em situações de emergência, ela pode ser comprada sem receita médica.

• É possível que ocorram náuseas, vômitos ou alterações no fluxo menstrual. Caso haja vômitos até 2 horas após a ingestão da pílula, a dose deve ser repetida, orienta o ginecologista.

• Existem dois tipos. Um deles vem em dose única e o outro são dois comprimidos (um ingerido logo após a relação e outro após 12 horas). Seja qual for o tipo, deve ser usado no máximo 72 horas após a relação sexual. Quanto mais tempo demorar, menor será a eficácia.

• Após ingerir essa pílula, use camisinha nas relações.  É importante destacar que o uso da pílula do dia seguinte não protege contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e consulte seu ginecologista para indicação de um anticoncepcional de rotina (ou outro método contraceptivo). Caso já seja usuária de um contraceptivo oral, continue tomando os comprimidos normalmente.

ATENÇÃO! Apesar da a “pílula do dia seguinte” ser um método de contracepção seguro e eficiente, o seu uso exagerado pode trazer graves consequências para o organismo das mulheres. A alta dose de hormônios pode, por exemplo, desregular o ciclo menstrual. A pílula também pode causar tontura, enjoo, náusea e inchaço. Aumenta os riscos de trombose, complicações graves, derrame, entre outros problemas.

Por isso, a recomendação dos médicos e minha, é usar a pílula anticoncepcional tradicional ou outro método e, ainda, o preservativo, que além de evitar uma gravidez indesejada, protege contra as doenças sexualmente transmissíveis.



Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *