CoRaçãO BaKaNnA: Qual perfume escolher???
Image Map

Qual perfume escolher???

Oi! Meus Corações!!
O Perfume inicialmente utilizado como oferenda para os Deuses, o perfume tornou-se popular e com as mulheres orientais, mais precisamente com Cleópatra, que utilizava para perfumar o corpo. As diferenças de pele, estilos e climas, impulsionaram a indústria da perfumaria mundial, abrindo espaço para novas pesquisas que continuam descobrindo soluções mais amplas na fabricação das fragrâncias. Evoluindo, a indústria da perfumaria se renova tanto em gerações de perfumes como de perfumistas.
Os produtos de perfumaria são classificados de acordo com a concentração de essências de suas fórmulas e, também, pela família olfativa a que pertencem essas essências. O verdadeiro Parfum tem aroma intenso, graças à alta concentração de essências, que podem chegar a representar até 30% de sua composição. São mais utilizados em países de clima frio, e têm um poderoso efeito de fixação que pode se prolongar por até 24 horas. Recomenda-se muito cuidado na aplicação, pois o exagero, pode provocar náuseas e dores de cabeça.

  • A Eau de Parfum (EDP) também é muito intensa. Tem de 10 à 20% de concentração de essências e seu efeito de fixação chega a ultrapassar as 12 horas. Não deve-se ir além de pequenas quantidades nos seus melhores pontos de perfumação (atrás das orelhas, nuca, pulsos, etc.).

  • No caso da Eau de Toillete (EDT), as fragrâncias são mais discretas, bem adequadas a países tropicais. Sua concentração de essência varia dos 6 aos 12% e seus índices de fixação não passam das 8 horas em temperaturas mais altas. Também são conhecidos como Parfuns de Toillete.

  • A Eua de Cologne (EDC) apresenta fragrâncias bem suaves e com baixa concentração de essências, que vão de 5 a 8%, e sua fixação não é maior do que 5 horas. Também são tratados por Cologne ou Eau Fraicheur.

  • O termo Deo Colonia é utilizado apenas no Brasil. As Deo Colonias apresentam baixíssima concentração de essências, no máximo 5%, e sua taxa de fixação é mínima, de 2 a 4 horas.

As famílias olfativas, classificam as "diferenças de fragrâncias", ou ainda, as super composições. Assim, os perfumes subdividem-se em:

1 - Cítricos Florais: quando utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas tais como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Também denominam-se "frutados".

2 - Florais Aldeídos: a matéria prima é extraída das flores naturais ou desenvolvida sinteticamente em laboratórios. As notas tem caráter delicado, sutil e discreto.

3 - Fougère: elaborado a partir de matérias-primas leves e frescas, normalmente extraídas de madeira, por isso são conhecidos como amadeirados, e a elas se juntam a mistura de álcoois, tubérculos e raízes. São muito utilizados em fragrâncias masculinas.

4 - Chipre Florais: fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. São os perfumes mais clássicos e sofisticados.

5 - Orientais Florais: suas misturas são constituídas normalmente das tuberosas, baunilha, patchouly, ylang ylang. Inspiram sofisticação, são marcantes, misteriosos e super sensuais.

6 - Couros Secos: fragrâncias extremamente secas, com características dominantes. Suas matérias primas são extraídas do tabaco, de madeiras, couros, musgos, etc..

7 - Aldeídos Florais: geralmente são misturas sintéticas, também usadas nos perfumes muito clássicos e sofisticados. Possuem um certo frescor inicial característico e picante.

8 - Aromáticos Secos e Frutados: são misturas de secos e frutados, que criam uma fragrância híbrida. Geralmente usam condimentos como cominho, estragão e mangericão, além de especiarias como o cravo, canela, noz-moscada e até mesmo a pimenta.

Cada pessoa tem uma característica e por isso existem tantos perfumes. É importante no momento da escolha de uma fragrância que você não deixa outros aromas influenciarem a sua decisão. Se ainda não conhece o perfume ou está pesquisando por novos aromas, peça ao vendedor um “potinho de grãos de café”, que aguçará suas glândulas olfativas, promovendo mais sensibilidade ao sentir os aromas. Para cada experimento, passe pelos grãos de café para um aroma não influenciar o outro. Outra dica é de embebedar um pedaço de papelão com o perfume para você sentir o aroma após a evaporação da fragrância inicial do perfume.

Já aconteceu de na loja você achar um perfume divino e com o uso o cheiro ficar completamente diferente? Isso ocorre porque logo que o perfume é aplicado é preciso alguns minutos para as notas de cabeça evaporarem e as notas de coração (o verdadeiro cheiro) se sobressaírem. Uma dica válida é não comprar uma fragrância porque gosta dela em algum conhecido. A química e oleosidade natural da pele reagem com as essências do perfume, fazendo com que ele nunca fique igual de pessoa para a pessoa. Faça uma pré-seleção de, no máximo, seis perfumes para depois prová-los. Aromas de tipos diferentes são mais fáceis de distinguir do que cheiros parecidos. Num curto espaço de tempo, podemos reconhecer cinco ou seis fragrâncias diferentes e só três aromas similares.

Um perfume é resultado da mistura de 75 a 200 essências, por isso a emissão dos seus odores são divididos em três etapas, as chamadas notas, cada qual com seu tempo de duração:

- Notas de cabeça – é a primeira impressão do perfume. Demora cerca de três minutos para evaporar.
- Notas de coração – é o verdadeiro cheiro do perfume e se mantêm na pele de cinco a oito horas
- Notas de fundo – são as notas que dão corpo ao perfume. Podem durar até 24 horas.

Agora que, vocês já sabem mais sobre as fragrâncias, que tal ir comprar um perfume?
Rssrssss Bjuxxx cheirosos!


Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *