CoRaçãO BaKaNnA: História do "Shampoo"
Image Map

História do "Shampoo"

Oi! Meus Corações!!
Na nossa cabeça cresce uma média de mais de cem mil fios de cabelos, e cada um deles viveu por seis anos. Naturalmente, para tal riqueza, necessita de cuidados necessários. Anteriormente, o cabelo era lavado com kvass (pão), sabão apenas os ricos podiam pagar, embora tenha sido no início do século passado. Mas era apenas escovar o cabelo, eles estavam limpos, mas parecia desleixado. Foi dada a oportunidade de shampoos de cabelo para parecer bonito, porque eles contêm nutrientes. Vamos saber um pouco da história.
O xampu (português brasileiro) ou champô (português europeu) shampoo (em inglês), como também é conhecido e como geralmente se vê nas embalagens, tem a finalidade de cuidar do cabelo, e consiste em um produto utilizado principalmente para remover óleo do cabelo, sujeira, pele morta do couro cabeludo que se agregam ao cabelo com o tempo.

A palavra xampu data de 1877, e sua origem acredita-se vir da palavra Hindi (idioma indiano), chhamna, que significa apertar, amassar, fazer massagem. Durante os estágios iniciais de concepção do xampu, cabeleireiros ingleses aqueceram sabão em água com bicarbonato de sódio e adicionaram ervas para darem ao cabelo saúde e aroma.

 Segundo historiadores, por volta do século XVI, o xampu era utilizado como bebida energética ou tônico (mais tarde originando a expressão "tônico capilar") no sul da Bulgária pelos guerreiros, os quais acreditavam que ao ingeri-lo teriam seus reflexos dobrados e perderiam qualquer noção de piedade contra seus oponentes. Bah! Loucura, né?

Originalmente, sabão xampu eram produtos muito similares. Ambos eram substâncias de emulsão tensoativas, um tipo de detergente. A formulação do xampu desenvolveu-se, tornando-se específica para a limpeza dos cabelos, e não um produto para o corpo em geral. Durante o século XX, diferentes tipo de xampus foram criados para cada tipo de cabelo; e atualmente utiliza-se principalmente substâncias sintéticas.

O uso de produtos adequados garante fios mais saudáveis e bonitos.A função básica de um xampu é remover a sujeira da haste do cabelo e do couro cabeludo. Poderá também conter princípios ativos de tratamento. O aparecimento de ardência, irritação, coceira, vermelhidão ou feridas após o uso de determinado xampu sinaliza alguma alergia.

O PH do couro cabeludo está entre 3.8 e 5.6 e o PH ideal para um xampu de uso diário está entre 5 e 7. Se o PH for maior que 7, as cutículas se abrirão mais. É o caso dos xampus anti-resíduos, que eliminam em maior profundidade os corpos oleosos, restos de queratina, poeiras e cosméticos depositados sobre a haste capilar. No caso de cabelos danificados ou quimicamente tratados, o PH do xampu deverá ser ácido. Nosso xampu contém geralmente detergentes aniônicos (cargas elétricas negativas )que abrem as escamas da cutícula para a limpeza.

Também é fundamental saber como a água que usamos para a lavagem foi tratada. Aqui no Brasil é usado o cloro, o que determina que a concentração do tensoativo (detergente) no xampu seja em torno de 25%. Já na Europa e nos Estados Unidos, onde a água é tratada com cálcio e magnésio, essas concentrações vão de 50 a 75%.

Ainda bem que hoje em dia evoluiu muito o xampu, tem várias marcas, preços, para cada tipo de cabelos. Sou fascinada por xampu, cuidar dos cabelos. Gostou de saber um pouco sobre a história?

facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. Interessante demais saber sobre o xampu, eu adoro procurar, testar e saber mais sobre diversas marcas... ainda preciso experimentar o anti-residuos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Experimente sim, o antirresíduos é um item fundamental, tu vai amar, ainda mais se tiver fios oleosos ou mistos.

      Excluir
  2. Esses dias li uma reportagem de um shampoo milagroso que faria o cabelo crescer mais de 90% de sua capacidade em um curto espaço de tempo. Acredito que seja impossível, meu cabelo demora demais pra crescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja balela.
      Cada organismo age diferente, o cabelo cresce mais ou menos 1cm por mês.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *