CoRaçãO BaKaNnA: O Poder e a Desgraça do Salto Alto
Image Map

O Poder e a Desgraça do Salto Alto

Oi! Meus Corações!!
Imagine uma estrutura corporal de extrema elegância: bumbum empinado, peito para frente, costas eretas e barriga pra dentro, enfim, símbolos de uma postura imponente. Essa postura pode ser conseguida se você estiver em cima de um salto alto. Amamos salto, né mulherada? O problema é que passar muito tempo no andar de cima pode deformar o pé, atrofiar a musculatura das panturrilhas e causar dores ou problemas de coluna, sabia? Como não pretendemos abandonar essa poderosa arma de sedução, melhor aprender a usar os modelos que arrasam sem tropeçar na saúde, certo?
Segundo os especialistas, saltos de apenas 3 centímetros causam praticamente os mesmos danos que uma torre de 10. Com qualquer um dos dois, os passos se tornam mais curtos e lentos. O resultado é um sofrimento. A planta do pé dói e ganha calosidades, os dedos tomam a forma de garras. Sem falar do joanete, que é 50% obra dos saltos. Com esse tipo de calçado, a pressão de sustentação do seu corpo, que geralmente se distribui por toda a sola, se concentra no dedão e no vizinho. Essa sobrecarga causa lesões. É comum também observar lordoses e o encurtamento da musculatura posterior das pernas. Quanta coisa, né?

O teste para ver se esse mal já pegou você é descer à terra firme. Se descalça sentir estiramento nas coxas, panturrilhas ou costas, é porque pode estar sofrendo de atrofia. Virar o pé também se torna mais frequente, o que pode acabar causando rompimento de ligamentos. Antes que você compre um novo par, veja o risco que cada tipo de salto oferece à saúde.

Agulhas Espeta Barata
Parece um complô do Universo: segundo os médicos, quanto mais alto e fino o salto, maior o tombo. Ou seja, quanto mais sexy a sua sandália ou sapato, mais perigosa para a saúde. Esse tipo de calçado prejudica o equilíbrio, aumentando as torções no tornozelo. A boa notícia é que os agulhas com meia plataforma na frente, diminuem os problemas. Tudo porque a inclinação do calcanhar fica menor.

Quadrado Quase Perfeito
Já os saltos retangular e quadrado apresentam risco intermediário. Por possuírem maior superfície de contato com o chão, aumentam a estabilidade. Outra opção é o tipo cone. Ele ajuda no equilíbrio, já que a haste sai do centro do calcanhar e não da parte traseira do sapato. Se tiver meia plataforma na frente, melhor ainda.

Plataforma, Anabela,... rumo ao Conforto
O salto ideal deixa o pé quase paralelo ao chão. Por isso, apesar de a caminhada se alterar assim que o pé sai do nível do solo, o trio plataforma, anabela e anabela com plataforma é o que gera menores danos. Os três distribuem melhor o peso do corpo pelo pé.

Rasteirinhas, Sapatilhas as xodós
Totalmente liberadas e aclamadas pela moda atual. Use muito que faz bem.

Eu acho lindo um salto alto mas não posso mais usar, devido o acidente que sofri, mas não tem problema, tem tantos baixinhos lindos e modernos. HeHe!


facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. post muito interessante.....
    eu só uso saltos em festas, baladas.....
    no dia-a-dia, jantinhas e etc só ando de rasterinhas ou anabelas.... kkkk
    afinal tem tantas rasterinhas e anabelas lindas né? além do que, a moda agora é o conforto!

    Priscila Rambo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não posso usar salto, então só nos calçados baixos, tem cada lindo.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *