CoRaçãO BaKaNnA: Dicas e Dúvidas Íntimas...
Image Map

Dicas e Dúvidas Íntimas...

Oi! Meus Corações!!
Hoje vamos tirar algumas dúvidas daqueles dias "vermelhos" que passamos todos os meses, e contamos com a ajuda do nosso amigo absorvente.
Mitos e Verdades do Absorvente Interno 

Pode dormir com absorvente interno? 
- Não são muitas as mulheres que lançam mão do absorvente interno, mas as que preferem essa opção devem redobrar os cuidados. Assim como nos casos dos protetores de calcinha, não é permitido dormir com o absorvente interno. Tal prática faz com que a ventilação local seja prejudicada, criando-se um ambiente propício ao desenvolvimento de fungos e bactérias.

Isso pode causar corrimento, vaginite e, em casos muito raros, a síndrome do choque tóxico: infecção generalizada. Por isso, além de evita-lo durante a noite, é essencial trocá-lo a cada três horas ao longo do dia e usá-lo dia sim, dia não. O ideal é usar o externo e deixar a versão interna para casos extras.


Mulheres Virgens podem usar Absorvente Interno?
- O absorvente interno pode ser usado por qualquer mulher, desde a primeira menstruação. O hímen, normalmente, é elástico e possui uma perfuração natural, por onde passa a menstruação. Esse “furo” é suficientemente amplo para acomodar perfeitamente o absorvente interno. Entretanto, como existem alguns tipos de hímens diferentes, é recomendado, nos casos de virgindade, consultar um ginecologista antes de começar a usar.

Absorvente Interno pode ser usado para nadar? 
- Os absorventes internos são projetados para que se possa usá-lo tranquilamente dentro da água e na prática de atividades físicas.

Absorvente Interno obstrui o fluxo menstrual?
- Como o próprio nome diz, o absorvente interno foi feito para absorver. Ele atua como uma esponja, não como um tampão. Ele é colocado debaixo do colo do útero e permite que o fluxo circule livremente do colo do útero à vagina. Ao encontrar o absorvente, o fluxo é imediatamente absorvido.

Absorvente Interno pode se perder dentro do corpo?
- É impossível um absorvente interno se perder dentro do corpo. A ligação entre a vagina e o útero é uma abertura muito pequena, é menor que a ponta de uma caneta. O fluxo menstrual consegue sair por essa abertura, mas ela é demasiadamente pequena para permitir que o absorvente passe. Além disso, existe uma cordinha para facilitar na hora de tirar o absorvente, é só puxar com cuidado o fio que fica do lado de fora da vagina. Caso você perca a cordinha, deve retirar o absorvente interno de dentro da vagina usando o dedo.

O uso diário de protetor íntimo pode ser prejudicial?

Existem mulheres que usam diariamente o protetor íntimo para impedir que alguma secreção entre em contato direto com a calcinha. A dúvida que fica é se essa prática é mesmo benéfica ou pode gerar prejuízos.

De acordo com o ginecologista,  “não se recomenda o uso diário de absorventes porque a região genital fica muito abafada, sem ventilação adequada, o que predispõe o surgimento de irritações e processos inflamatórios. Além disso, corrimentos genitais podem ficar mais abundantes com o uso desses protetores diários.”

Deixe para usar os protetores somente quando o fluxo menstrual estiver fraco. Outra dica importante é lembrar de trocar o absorvente comum cerca de quatro vezes ao dia, durante a menstruação. Isso impede também os problemas citados acima.

Quantas vezes por dia o absorvente deve ser trocado durante a menstruação?

Portanto, os ginecologistas aconselham trocar os absorventes externos, em média, cinco vezes ao dia, combinado com o número de vezes que bater aquela vontade de ir ao banheiro.(mas eu particularmente troco a cada 3 horas pois meu fluxo é grande e conforme vai diminuindo vou usando absorvente que absorve menos fluxo) Já os absorventes internos precisam ser substituídos mais vezes, não ultrapassando o período de quatro horas, sob o risco de causar infecções. Essas são práticas higiênicas que impedem infecções no local.

Curtiu as dicas, tem mais? Conte!





facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

  1. ótimas dicas!
    sempre bom dar uma lembrada.
    higiene íntima é muito importante para evitar maiores complicações, né?
    adorei ;D

    beijoss

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *