CoRaçãO BaKaNnA: As etapas da Lipoaspiração
Image Map

As etapas da Lipoaspiração

Oi! Meus Corações!!
Um estudo no âmbito da cirurgia plástica concluiu que 88% das pessoas que procuram uma cirurgia estética são mulheres, a maioria das quais (63%) têm idades compreendidas entre os 21 e os 50 anos. Atualmente, a lipoaspiração é o procedimento de cirurgia estética mais procurado em todo o mundo.


O que é?
A lipoaspiração é uma cirurgia estética onde, através de pequenas incisões na zona a tratar, é inserido um tubo ou cânula fina (cerca de 2,5 mm) no subcutâneo. Este tubo, por sua vez, está ligado a um aparelho de vácuo, que permite aspirar a gordura em excesso, retirando-a do corpo. Esta intervenção não implica a remoção da pele, apenas impulsiona a retracção cutânea, para que a pele se molde ao seu novo volume. A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade, nem deve ser encarada como uma “dieta rápida”, serve antes para tratar zonas específicas do corpo – abdómen, cintura, coxas, nádegas, pernas, joelhos, tornozelos, braços, costas, face e pescoço – com gordura acumulada. O recurso a esta técnica cirúrgica é uma excelente opção, principalmente nas zonas do corpo onde a gordura teima em não desaparecer, mesmo com exercício físico, dietas e massagens.

A consulta
A escolha ponderada de uma clínica e médico especializado em lipoaspiração deve ser uma decisão tomada com tempo e com base em referências de outras pessoas ou após a pesquisa daquilo que o mercado tem para oferecer nesta área. Na consulta de avaliação deve expor o tipo de alterações que gostaria de atingir no seu corpo com a lipoaspiração, colocando todas as suas dúvidas ao médico. Da parte do médico pode esperar que este avalie o seu peso, a elasticidade da sua pele, a firmeza dos músculos e a forma como a gordura a retirar está distribuída. Pode ainda colocar-lhe outras questões, relacionadas com o seu estilo de vida ou se toma algum tipo de medicamento – seja totalmente honesta, afinal trata-se de uma cirurgia. Nesta fase, o médico irá explicar-lhe como se vai desenrolar toda a cirurgia, o tipo de anestesia a utilizar, os riscos envolvidos, o que esperar no período de recuperação e os custos. Se possível, peça para observar fotografias “antes” e “depois” de cirurgias semelhantes àquela que irá realizar.

A cirurgia
No dia da cirurgia a equipe inicia a sua preparação, primeiro com algumas fotografias do seu corpo “antes”, seguindo-se a marcação da(s) área(s) do corpo a ser tratada. De seguida, a anestesia é injetada diretamente no local onde fará a lipoaspiração, aguardando-se que se infiltre, por completo, na gordura. Apesar de este ser um processo demorado, só quando a gordura está totalmente anestesiada é que se procede à lipoaspiração em si. Por vezes, é ainda administrado um tranquilizante ao paciente, para que esteja mais confortável durante o procedimento. Se o volume de gordura a retirar for muito elevado, o médico optará por uma anestesia geral. Apesar de não sentir qualquer dor, poderá sentir alguma pressão, movimento ou vibração. Através de pequenas incisões na pele, é introduzida uma cânula extremamente fina que, manobrada debaixo da pele, vai “aspirar” a gordura, dando assim contornos mais esculpidos à zona em questão. Regra geral, uma lipoaspiração pode demorar entre 2 a 4 horas e não requer internamento.

Os riscos
Qualquer cirurgia tem os seus riscos e a lipoaspiração não é nenhuma exceção, no entanto, apresenta níveis de segurança elevados porque recorre com maior frequência à anestesia local, em detrimento da anestesia geral ou sedação endovenosa. No entanto, e no que toca à lipoaspiração, há sempre o risco de infecção, enrugamento da pele, alterações da pigmentação, hemorragia e retenção de líquidos. Uma vez que se trata de uma intervenção cirúrgica igual a qualquer outra, o bloco operatório estará equipado com monitores cardíaco, de pressão arterial e de oxigênio.

A recuperação
No final da cirurgia vestirá uma cinta fazendo pressão para facilitar a drenagem pós-operatória – uma solução anestésica cor de sangue que será libertada pelas incisões – e que nas primeiras 24 a 36 horas poderá ser abundante. E isso é bom sinal porque quanto mais drenagem houver, menos contusões e inchaço vai ter. A cinta, que não deve ser removida durante 10 dias, serve ainda para controlar o inchaço e manter imóvel a zona submetida à lipoaspiração até a pele e os tecidos se adaptarem à nova forma. Dificilmente sentirá dor nas horas pós-operatórias, uma vez que ainda estará sobre o efeito da anestesia, no entanto, o médico poderá receitar-lhe um analgésico para mais tarde. Poderá ter febre nas 48 horas pós-lipoaspiração e irregularidades menstruais no seu próximo período. Em termos de efeitos secundários, poderá sentir, para além das nódoas negras e do inchaço, dormência, comichão, ardor ou mesmo perda de sensibilidade na zona tratada que, nos primeiros dias, pode apresentar-se endurecida. Estes sintomas tendem a agravar-se nos 5 a 10 dias pós-operatório, mas vão melhorar diariamente a partir daí. No entanto, 2 ou 3 dias após a lipoaspiração já se sentirá muito melhor, podendo retomar a sua vida normal dentro de 2 a 4 semanas, período durante o qual a maioria das contusões e inchaço também terão desaparecido. O programa de recuperação pode ainda incluir várias sessões de massagens de drenagem linfática manual distribuídas ao longo do primeiro mês de convalescença. Não estranhe se continuar a sentir alguma dormência, mesmo quando já passaram alguns meses da cirurgia.

O que esperar do resultado final?
A verdade é que a lipoaspiração tem resultados surpreendentes e visíveis logo nas três semanas seguintes. No entanto, cada caso é um caso e, quanto mais gordura for removida, mais tempo demorará a ver os resultados desejados. Claro que as cicatrizes vão ficar para sempre, mas como são tão pequenas (2-3 mm comprimento), serão praticamente invisíveis uma vez saradas. Existe ainda uma falsa esperança em que a lipoaspiração também elimina a celulite – de fato, pode reduzir bastante a celulite, mas não consegue extingui-la por completo. O resultado final de uma lipoaspiração é um novo contorno corporal com uma zona específica totalmente remodelada. Este efeito, apesar de ser praticamente imediato, é conseguido, na totalidade, entre 3 e 6 meses depois da intervenção cirúrgica, no fundo, o tempo necessário para a acomodação da pele. A maior vantagem de uma lispoaspiração será, de fato, a longevidade dos seus resultados, isto porque as células gordas que são removidas não voltam a crescer. Mesmo que ganhe ou perca peso mais tarde, estes quilos serão distribuídas proporcionalmente pelo corpo. Claro que mesmo assim deve tratar bem a sua nova silhueta, por isso, já sabe – uma alimentação saudável e exercício físico regular.

Antes que me perguntem, não fiz lipo não, nem sou médica mas queria ser, rssrsss. Queria saber sobre assunto e pesquisei sobre o assunto, coloquei aqui pra dividir com vocês, e assim tendo uma noção do procedimento, mas veja tudo certinho com seu médico, ok!. A matéria é pra ter uma base. Espero ter ajudado, pois me ajudou ter uma noção.




facebook Comentários
5 Blogger Comentários

5 comentários:

  1. Eu adoraria ter coragem,mas não aguento nem imaginar,ai vou ficar com minhas gordurinhas até que elas saiam de uma maneira mais suave,bjs
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz em 2008.

    Não fiquei roxa e nem senti dores.

    O ruim foi que a pele ficou meio flácida e não voltou totalmente pro normal até hoje.
    Mas acho que é por causa do tipo da minah pele mesmo, que não tem elasticidade.

    Mas faria de novo, com certeza!!!
    (mas meu bolso não me permite mais) :i

    Beijokas!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa você fez, que legal, e não deu hematomas, que sortuda você. A pele ficou flácida, hummm... que ruim, né? Não sabia dessa questão. Mas sem querer ser indiscreta mas qual a sua idade?

    ResponderExcluir
  4. pelo que vem acontecendo com essas lipos que fazem por aí, não teria coragem mesmo de fazer!!!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *