CoRaçãO BaKaNnA: Como escolher os óculos de sol
Image Map

Como escolher os óculos de sol

Oi! Meus Corações!!
Redondos, quadrados, estilo aviador ou borboleta, em massa ou armação fina, grandes, pequenos, em múltiplas cores, com ou sem aplicações, os óculos de sol fazem tão parte do guarda-roupa feminino hoje, como os nossos jeans preferidos. Quando procurar os seus próximos sunglasses, há três regras de ouro a ter em conta: excelente proteção para os olhos, conforto e, claro, muito estilo!


A importância dos óculos de sol

Muito mais do que um acessório de moda, os óculos escuros existem para proteger os nossos olhos dos perigosos raios solares, tanto no Verão, como no Inverno (mesmo os dias mais frios podem ter uma luminosidade muito intensa!). Da mesma forma que protege a pele contra a intensidade do sol, deve proteger os olhos contra o envelhecimento prematuro, o câncer de pele e uma variedade de lesões ou doenças oculares. Existem 3 tipos de raios ultravioletas: UVA, UVB e UVC. São todos invisíveis e, enquanto o UVC é o menos preocupante (é absorvido pela camada do ozônio antes de afetar nós!), o UVA não lhe fica muito atrás (sendo atualmente alvo de vários estudos relativamente à sua perigosidade!). Resta a radiação UVB, a que queima a nossa pele quando estamos demasiado tempo exposto ao sol sem protecção, ou seja, a mais perigosa. Quando comprar óculos de sol, certifique-se que estes consigam bloquear, pelo menos, 70% da luz UVB e 60% da luz UVA. Para não correr riscos, uma proteção de 98% contra ambos os tipos de radiação será o ideal.

Como escolher conforme o rosto

Para além de um modelo estiloso, é muito importante escolher óculos que sejam proporcionais ao tamanho do rosto e aqui não há como se enganar: os modelos pequenos são os ideais para rostos pequenos e os modelos grandes os mais indicados para rostos grandes. O contraste é obtido com o formato da armação, ou seja, as linhas retas favorecem rostos redondos e os óculos arredondados são perfeitos para rostos quadrados.

Rosto oval - Se tem um rosto oval, pode considerar-se uma sortuda, porque, como tem uma cara simétrica, praticamente todos os estilos favorecem-lhe! Há apenas uma recomendação a fazer: não escolha modelos muito largos, porque podem sair fora do rosto, parecendo, obviamente, desadequados!

Rosto redondo - Quem tem um rosto redondo, deve procurar óculos de sol que dê a ilusão de uma cara mais fina e longa. Prefira armações da mesma largura da sua face ou maior (aqui é permitido que os óculos saiam fora do rosto!), com linhas retas e angulares, para um perfil mais elegante e suave. Esqueça os modelos redondos, porque redondo com redondo não combina!

Rosto quadrado - Se tem um rosto quadrado, já dá nas vistas, por isso, os óculos de sol que mais favorecem este tipo de cara são as armações curvilíneas, redondas ou ovais, assim como as lentes com corte de nylon (sem armação inferior) para suavizar e definir o rosto.

Rosto retangular - Quem tem um rosto retangular pode optar por modelos redondos, os mais recomendados para equilibrar faces com queixos ou testas proeminentes.

Rosto triangular - Se tem um rosto triangular, tem uma cara mais larga em baixo do que em cima. Para equilibrar, o ideal são óculos de sol com uma armação superior estreita e lentes redondas ou ovais, caso do modelo aviador, que lhe vai assentar na perfeição!

Rosto triangular invertido - Se, ao contrário, tem um rosto triangular invertido, tem uma cara mais larga em cima do que em baixo. A harmonia é conseguida com uma armação que assente abaixo das têmporas, de preferência sem aros.

Rosto diamante - Para quem tem um rosto em forma de diamante, as recomendações passam pelos estilos ovais ou sem aros, para emprestar largura acima das maçãs do rosto, complementando assim as bochechas mais salientes.


A cor também conta

Para um look perfeito, escolha os óculos de sol na cor que melhor combina com o seu tom de pele: se for morena, o preto, embora um favorito de sempre, pode conferir um ar muito pesado, ao contrário das armações metalizadas, douradas ou âmbares; se tiver uma pele clara, opte pelas armações azuis, verdes, em padrão de tartaruga ou leopardo; pode ganhar outra luminosidade com uns óculos beges, âmbares ou com um toque de rosa. Relativamente à cor das lentes, engana-se se pensa que quanto mais escuras, mais protegem! Na realidade, são as lentes castanhas aquelas que permitem uma melhor qualidade de visão e de contraste entre a luminosidade e a escuridão.

O mistério dos óculos escuros

Não podia deixar de partilhar esta curiosidade: um estudo da Universidade de Londres concluiu que os óculos de sol dão, a quem os usa, um anonimato que lhes permite ver sem ser visto e, curiosamente, este “disfarce” pode levar as pessoas a fazerem coisas que não fariam se estivessem com os olhos expostos, caso do topless. O mesmo trabalho revelou ainda que o uso de óculos de sol transmite, ao sexo oposto, sinais fortes de autoconfiança e de sensualidade. Não há nada como um olhar escondido, para conferir um ar misterioso a qualquer mulher ou homem ou outros…


Amou a dicas? Sabe mais, conte!




facebook Comentários
9 Blogger Comentários

9 comentários:

  1. Que bacana o post de hj Monnyii! Adorei saber qual é o óculos ideal para meu tipo de rosto :)

    Venha conferir nosso novo post, te espero no Uma ou Outra :D

    Blog Uma ou Outra| Twitter | FanPage

    ResponderExcluir
  2. Os da primeira carreira combinam mais com o meu rosto, os óculos de sol são mt importante msm.

    Seguindo seu blog flor* Seria uma grande honra ter vc em minha listinha de leitores ;D
    Boa quarta pra ti ;D

    maniasgirls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Aí que lindos!Adoro óculos umsuper acessório!
    Lindossssssssssssssssssss!!

    Bjkas

    ResponderExcluir
  4. Adoro seus post com dicas.
    Gostei muito desse.


    www.boletimdamoda.blogspot.com

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. EU GOSTO DE OCULOS GRANDE RSRS

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas floor
    eu não costumo usar muito oculos de sol
    mais estou loca pra comprar um hehe'
    Adorei o post ..

    http://souzadiinha.blogspot.com
    Beijoos ♥

    ResponderExcluir
  7. a dúvida é que formato é meu rosto,sou péssima em formas,rsrsr.
    Bsj
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir
  8. adoro e acho lindo e elegante óculos escuros porém eu uso de grau então fica um pouco difícil usar 2, já usei um óculos de sol com grau mas não me adaptei direito!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *