CoRaçãO BaKaNnA: Diga adeus as olheiras
Image Map

Diga adeus as olheiras

Oi! Meus Corações!!
Acorda depois de uma daquelas noitadas e tem de ir almoçar com os futuros sogros OMG! pior assusta-se com o tamanho das suas olheiras? Dormiu muito bem, mas mesmo assim parece que alguém utilizou os seus olhos como saco de pancada toda a noite e agora na reunião das nove vão estar todos a comentar? Fique sabendo que, além de um pano frio ou rodelas de pepino a cobrir olhos escurecidos pela fadiga, pelas alergias ou pela hereditariedade, há muito mais que pode fazer pelas suas olheiras... e pelos seus olhos!


Todos nós já vivemos a saga das olheiras que se apresentam escuras e inchadas, fruto de cansaço acumulado, um sintoma das alergias ou até de outras doenças, mas também uma condição que pode ser passada de geração em geração. A verdade é que as olheiras não favorecem ninguém, por isso, para aliviar ou até eliminar essa bagagem extra que insiste em pesar o seu olhar, veja o que deve evitar e o que deve experimentar!

Coisas que deve EVITAR
  • Dormir pouco. Horas insuficientes de sono tornam a nossa pele mais pálida e reduzem a circulação o que, por sua vez, faz sobressair o “negro” debaixo dos olhos. O tempo de descanso noturno ideal varia entre 7 e 9 horas, por isso, descubra qual a duração perfeita para o seu sono reparador e comece logo a recuperar!
  • Esfregar os olhos constantemente. Estes gestos, embora pequenos, são o suficiente para irritar a pele e quebrar os pequenos vasos dessa área. O que vai acontecer? A descoloração e o inchaço tão característicos das olheiras.
  • A ingestão de muito sal. Para além de provocar a retenção de líquidos (neste caso debaixo dos olhos!), o consumo elevado de sal também prejudica a circulação, fazendo sobressair os pequenos vasos na zona dos olhos. O efeito é aquele preto-azulado que denuncia logo umas grandes olheiras!
  • O consumo exagerado de álcool e cafeína (café, refrigerantes, mate,...). Vários estudos já comprovaram que o abuso destas substâncias está diretamente relacionado com o tom escuro das olheiras.
  • O tabaco. Prejudicial para a saúde em diversos aspectos, um deles está associado aos problemas vasculares. No que toca às olheiras, os cigarros contribuem para vasos mais sobressaídos e mais azuis (ou seja, mais escuros).
  • Sem protetor solar e um bom par de óculos de sol ao sair de casa, jamais. Ao colocar o seu protetor contra o sol não se esqueça das olheiras e, se possível, utilize um SPF mais forte nessa área.
  • Corte as cebolas. Quando chora frente à cebola para o refogado está a libertar alguma umidade acumulada nos seus “olhos”, levando-os a desinchar. Para completar este processo, aplique o truque das saquinhos de chá.
Experimente uns truques
  • Olhar para os restantes membros da sua família e trocar experiências sobre olheiras para descobrir se é ou não uma herança familiar (que, aliás, todos dispensariam!). Se for, pelo menos vai poder mentalizar-se que terá de viver com as suas olheiras para sempre e, em vez de tentar fazer que desapareçam, vai canalizar as suas energias para tentar minimizá-las!
  • Fazer o teste das alergias. Coisas tão simples como um alimento ou um produto químico dos detergentes lá de sua casa podem, por incrível que pareça, estar por de traz de inúmeras olheiras. Ao descobrir se é o seu caso, basta evitar aquilo a que é alérgico para os “sacos” começarem a desaparecer a olhos vistos! As alergias (normalmente na época Primavera/Verão) também podem atacar os olhos, mas um bom anti-histamínico é a receita certa para combater as olheiras.
  • Beba muita água para incentivar uma boa circulação e procure seguir uma alimentação saudável e equilibrada. Por vezes, as olheiras surgem devido à falta de vitamina K ou antioxidantes – abasteça-se desses mesmos com a ingestão de muita fruta e legumes, especialmente espinafres, couves e alface.
  • Tomar um multi-vitamínico. As pessoas com maior tendência para exibir olheiras têm, não raras vezes, insuficiências no que toca às vitaminas B6, B12 e ácido fólico – compense tomando vitaminas.
  • As várias receitas caseiras confeccionadas para combater as olheiras! Se já experimentou o pano molhado e as rodelas de pepino sobre os olhos, então está na altura de partir para outros voos: um saquinho de chá úmido e frio sobre cada olho; ou uma batata inglesa crua ralada e embrulhada num pano e colocado sobre os olhos, são outras soluções apontadas por quem já experimentou! Um ritual para cumprir durante 15 a 30 minutos para olhos e pele renovadas!
  • O frio. Tudo aquilo que esteja frio tem grandes probabilidades de reduzir o aspecto inchado das suas olheiras, isto porque os elementos gelados vão contrair os vasos sanguíneos, desencadeando o desinchaço natural. Desde o simples, lavar a cara com água bem fria, e envolver gelo num pano depois cobre os olhos; pode ainda experimentar colocar duas colheres no congelador que, uma vez frias, vai pousar nos olhos até aquecerem; ou até molhar e congelar um cotonete, para depois passá-lo suavemente pelas olheiras. Seja qual for o método que experimentar, exponha os olhos ao frio apenas durante alguns segundos de cada vez. Igualmente simples é manter o seu creme de dia no freezer!
  • Cremes e mais cremes! Corretor, anti-olheiras, ou máscara, são inúmeras as soluções cosméticas disponíveis no mercado e que tem o alvo nas olheiras a abater! Procure os produtos que incluem vitamina K e retinol – se tiver olheiras, provavelmente não tem ingerido quantidades suficientes destas vitaminas. Enquanto todos prometem hidratar, reafirmar e reduzir as olheiras, o melhor é experimentar vários produtos até acertar com aquele que gera mais resultados no seu caso particular. Mantenha-se atento e suspenda o uso de qualquer creme se as olheiras piorarem após o início do tratamento.
  • Uma solução instantânea com recurso à maquiagem, a base corretora. A sua escolha deve recair sobre um tom mais claro do que aquele que habitualmente aplica e, de preferência, um bege rosado (é o melhor tom para as olheiras muito escuras!). Tendo em conta o tom da sua pele, escolha um corretor escuro se for muito morena, um médio se tiver a pele morena, mas clara; e um corretor claro se for branquela.
É bem difícil ter olheiras, mas uma noite mal dormida, ou transtornos alimentares, doença, ou um trauma é impossível não ter. Especialmente no verão sofro muito com essas bolsinhas desagradáveis, AFF! E você sofre desse mal, tem algum truque? Conte!





facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. òtimas dicas,ainda bem que não passo por isso...

    http://thefashiondelirium.blogspot.com/
    bjoos :*

    ResponderExcluir
  2. Super amei estas dicas,bjs.
    Luciane Oppelt

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *