CoRaçãO BaKaNnA: Bactéria KPC um bichinho muito PERIGOSO
Image Map

Bactéria KPC um bichinho muito PERIGOSO

Oi! Meus Corações!!
Deu no noticiário sobre a bactéria KPC, resistente a antibióticos, está em surto pelo país e pode levar à morte. Não se sabe ao certo quantas pessoas já morreram por causa dessa bactéria, chamada KPC. Mas os especialistas acreditam que, pelo menos, metade dos pacientes que se contaminam com ela não sobrevive. O que a televisão não informou (direito) foram os seguintes pontos: como ocorre a transmissão, qual o tratamento e quais os sintomas. Inclusive, existem casos da bactéria desde 2008, mas só agora o número aumentou a ponto de chamar a atenção da mídia.


Na verdade, Klebsiella pneuomonaiecarbapenemase não é uma bactéria e sim uma enzima produzida por bactérias Gram-negativas (enterobactérias). Isso acontece porque toda bactéria possui uma estrutura genética móvel, chamada plasmídeo, que é capaz de se transferir de uma bactéria para outra. Depois de receber este código genético, a antes inofensiva bactéria Klebsiella passou a resistir aos remédios, por mais poderosos que fossem. É como se o mesmo vírus de computador pudesse infectar Macs e Pcs. Ela pode causar vários tipos de infecção. E, o que é pior, ela pode causar uma infecção generalizada atingindo múltiplos órgãos ao mesmo tempo, pois mais debilitado melhor pro vírus, porque você tem uma infecção por exemplo, você toma antibiótico e quem se alimenta dele é o vírus e assim ficando mais forte, e o paciente cada vez pior.

Os casos envolvendo essas bactérias ocorrem, de modo significativo, desde 2003. Teve seu início em um hospital de Nova Iorque e os casos começaram a espalhar desde então. Ou seja, esse “surto” da doença não ocorre apenas no Brasil.


A maioria dos casos reportados de contaminação são de pessoas que frequentam ou estiveram recentemente em hospitais. Fora de locais hospitalares, a bactéria não representa perigo(discordo disso). Apesar disso, discordo que a bactéria esteja sob controle (como é citado em artigos da notícia). Porque a mulher do meu primo que tem 26 anos descobriu mas precisamente ontem dia 28/03/12 que ela tem esse vírus, e ela nem esteve internada. Os médicos não queriam acreditar, fizeram três vezes o exame, e infelizmente se confirmou o vírus. E estado dela é grave, além desse vírus, tem uma forte infecção urinária, ela tem câncer na garganta, esôfago, intestino. Descobriu tudo isso ontem, é um back. Mas como disse essa bactéria é um monstro. Precisa acabar com o vírus primeiro e depois tratar o resto dos problemas, pois senão o vírus fica mais forte, ele se alimenta do remédio, e assim fica mais forte, fazendo mais estragos.

Entre os SINTOMAS mais comuns estão: febre, dores na bexiga (em caso de infecção urinária), tosse (se for uma infecção respiratória). São sintomas semelhantes as infecções comuns, ou seja, não existe nenhum sintoma característico do vírus.

COMO SE PEGA - Contato com secreção ou excreção de pacientes infectados ou colonizados, geralmente em hospitais, clínicas.Basicamente (mas, sem querer restringir), toda a transmissão é realizada pelo responsável pelos pacientes, acompanhante, visitante, seja médico ou enfermeiro ou através de instrumentos cirúrgicos ou não, tendo uma limpeza mal feita. Pode ser encontrada em fezes, na água, no solo, em vegetais, cereais e frutas. Todos precisam seguir algumas pequenas orientações.

O TRATAMENTO é realizado com a associação de três antibióticos: polimixina B, tigerciclina e amicacina. Com isso, o custo termina impedindo ou dificultando o tratamento dos pacientes, pois tem poucos remédios no país, e custo é alto. E em alguns casos, isso pode até ser pior para o paciente, causando maiores problemas para a saúde do mesmo.

COMO DESCOBRIR SE TENHO KPC - A confirmação do diagnóstico se dá por meio de um exame de laboratório que identifica a presença da bactéria. Por exemplo: Pela urina devido uma infecção, ou swab retal.


A regra pra PREVENIR:

  •  Lavar as mãos com bastante água e sabão e desinfetá-las com álcool em gel são medidas de extrema eficácia para evitar a propagação das bactérias. Isso é para todos.
  • Profissionais da saúde é obrigatório lavar bem os materiais, desinfecta-los.
  •  Só tome antibióticos se forem prescritos sob orientação médica. Isso é para todos.

Esses recursos devem ser utilizados, tanto pelos profissionais de saúde que lidam com os doentes, como pelas visitas.


Prevenção é o melhor de tudo! PREVINA-SE POR MIM E POR VOCÊ!




facebook Comentários
5 Blogger Comentários

5 comentários:

  1. Nossa Monnyii, q aula!
    Deus nos livre desse bichinho maléfico, e desejo toda a sorte para sua prima...nossa ela deve estar passando uma barra, descobrindo isso tudo assim tão derrepente...credo...além de tudo é silencioso,não dá alarde, não tem muitos sintomas caracteristicos; Agora, tem algum exame específico que se pode fazer para detectar ou no exame de sangue comum já da pra saber?!
    É bom a gente se prevenir néh...já fiquei com medo aqui, pois estou com uma infecção na bexiga há algum tempo(cerca de 1 mês e meio e além disso tbém descobri q tenho triglicérides, hipotireoidismo e pra ferrar de vez, há 3 dias estou com uma tosse fora do comum...de noite mal consigo dormir com as crises de tosse; já estou tomando xarope,mas nada de adiantar...hj de madruga, fui no hospital pois não estava aguentando de dores no corpo,costas e peito....e agora ao ler os sintomas fiquei preocupada....mas deus ajude q não seja nada além de uma gripe! Mas me conta qual exame tem q fazer,pra eu pedir pro meu médico,ok?!
    Muito esclarecedor o post...obrigada! bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita flor, sua opinião por lá é sempre muito bem vinda tá? espero lhe ver por lá mais vezes♥ Saiu o resultado do sorteio, desculpe a demora!

    www.blogmundodamoda.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não estava sabendo disso, vou me prevenir!
    Obrigada pela dica! Beijos!
    www.tirinhasfemininas.com

    ResponderExcluir
  4. Cátia, obrigada por lembrar, sabia que tinha esquecido algo. Já coloquei no post a resposta da sua pergunta.
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  5. Uma conhecida minha acabou de morrer com essa bactéria , internou para ganhar neném e não durou nen 24 horas...

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *