CoRaçãO BaKaNnA: Buriti e seus efeitos
Image Map

Buriti e seus efeitos

Oi! Meus Corações!!

Buriti é uma planta também conhecida como miriti, coqueiro-buriti, buritizeiro, muriti, muriti, muritim, palmeira-dos-brejos, carandá-guaçu, carandaí-guaçu, entre outros. É uma planta dos gêneros Mauritia, Mauritiella, Trihrinax e Astrocaryum pertencente à família das palmáceas

O fruto do buriti é rico em vitamina A, B e C, possui cálcio, ferro e proteínas. Além de seu consumo in natura, serve na composição de doces, sucos, cremes, sorvetes e licores. Também é utilizado como ração aos animais.

Além do fruto, fornece palmito, fécula (tipo de farinha) e madeira. Ainda fornece um óleo proveniente da fruta rico em caroteno com alto valor para a medicina caseira no tratamento de cicatrizes e como vermífugo e energético natural.
O óleo de buriti também é utilizado para curtir e envernizar couro; como corante e teor à produtos de beleza, utilizado na fabricação de cremes, xampus, sabonetes e filtro solar.
Assim como ocorre com o uso de quase todas as espécies de palmeiras, as folhas do buriti são usadas na composição de peças de artesanato. Os artesãos a utilizam para fabricar bolsas, tapetes, toalhas, mesa, redes, coberturas, brinquedos e até bijuterias.

A madeira é utilizada para a fabricação de mobílias e das folha ainda se extrai uma espécie de seda utilizada na fabricação do “capim-dourado”.

Óleo de Buriti tem princípios de filtro solar e pode ser usado para todos os tipos de pele.
O Buriti pode ser usando portando na alimentação humana, na produção de alimentos para animais, na fabricação de medicamentos, nos cosméticos, nos artesanatos.
Benefícios para a pele: Hidratante, Anti - rugas, Regeneração ( é usado por indígenas em feridas e queimaduras para que sarem mais rápido), Filtro solar.

Benefícios para os cabelos: Hidratante, Filtro solar, Prevenção conta pontas duplas, Controla frizz, Promove brilho, Restaura cabelos danificados.
Segundo os estudos a utilização e benefícios ( seu grau de pureza) do Buriti é bem maior em relação ao Argan, devido aos seus princípios ativos e utilização mais ampla em cosméticos, medicamentos,alimentação e artesanatos.






facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. adoooreii o texto! super ótimo pra gente coonhecer :D

    www.amaleras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro doce de buriti!!! :c
    Nunca testei cosméticos com buriti, tenho muita vontade.
    Bjs, Ci

    ResponderExcluir
  3. Como [e brasileiro não dão muita atenção.
    Que pena!
    Mas eu adorei o post Simone, não tinha conhecimento dessa preciosidade nacional.
    Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos beneficios que ele faz :a

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *