CoRaçãO BaKaNnA: Os Tipos de Lixas de Unhas
Image Map

Os Tipos de Lixas de Unhas

Oi! Meus Corações!!
Os cuidados com as unhas é uma questão fundamental para a ala feminina. Fazer as unhas é um hábito que ganhou muito espaço entre as mulheres. Hoje, a grande variedade de esmaltes chama atenção de mulheres de todas as idades e gostos. Por isso, manter a unha em dia, é uma obrigação, pois faz parte do cartão de visitas.


Engana-se quem acha que escolher o esmalte é a única preocupação para realizar uma esmaltação perfeita. Tirar o excesso de cutícula e lixar as garras também são passos importantes para que o trabalho fique bonito. Não basta apenas pegar a lixa e passá-la na unha de qualquer jeito, pois ela pode ficar fraca e quebradiça. Por esse motivo, existem diferentes tipos de lixas, cada uma com uma função diferente.

LIXAS DE AREIA - São as mais comuns. Geralmente finas e bastante ásperas, existe várias cores, e até coloridas, estampadas. São feitas em uma espécie de papel prensado e recobertas com os grãos de areia, por isso são bem baratas e não devem ser molhadas. As lixas de areia são frágeis e devem ser descartadas após serem usadas algumas vezes. Nos salões, é recomendado o uso de apenas uma lixa por cliente, pois o pó que as unhas soltam ao serem lixadas, se ficar depositado na lixa, pode acumular fungos e prejudicar as unhas de outras pessoas.
Acabamento das unhas: por ter uma superfície mais áspera, esse tipo de lixa é bastante agressivo às unhas. Mesmo se usada com moderação, ela age de maneira violenta nas lâminas da unha – é por isso que aparecem aquelas sobras brancas depois de lixar. Quando isso acontece, as unhas estão mais sujeitas a descamações, quebras e fissuras. Geralmente requer um acabamento com uma lixa mais fina para deixar as unhas mais bonitas.

LIXAS DE METAL - Esse tipo de lixa geralmente vem acompanhando kits de manicure ou utensílios, como cortadores de unha ou canivetes, por exemplo. Também é possível comprá-las individualmente por um preço médio. Trata-se de uma placa de metal texturizada – a textura é a responsável por lixar as unhas. São laváveis e assim evitam a proliferação de fungos ou bactérias que podem prejudicar as unhas. Não parecem muito eficientes, mas são ideais para casos de emergência como lascas ou eventuais quebras. Por serem mais duráveis, as lixas de metal são ótimas para serem carregadas na bolsa.
Acabamento nas unhas: deve-se ter bastante cuidado ao usar esse tipo de lixa. Como elas não parecem lixar tão bem quanto uma lixa de areia, temos tendência a aplicar força para gerar mais atrito entre a lixa e a unha. Mas isso é muito prejudicial – a pressão do metal na ponta da unha pode refletir na matriz e isso prejudica seu crescimento. Certamente, as lixas de metal são menos agressivas do que as de areia, mas se houver força na hora de lixar, o risco de descamação, quebras e fissuras também existe.

LIXAS DE VIDRO - Mais difíceis de serem encontradas no mercado brasileiro, essas lixas geralmente são importadas e por esse motivo são mais caras do que as outras lixas. A superfície de vidro é suave e delicada ao toque, se comparada às outras lixas. E mesmo com esse aspecto mais frágil, as lixas de vidro são muito eficazes. Têm boa durabilidade e são laváveis. Mas exigem cuidados especiais: por serem feitas de vidro, essas lixas não podem sofrer pressão ou queda, caso contrário, elas quebram – assim não são a melhor opção para carregar na bolsa.
Acabamento nas unhas: são as lixas mais indicadas para preservar as lâminas da unha. A superfície suave proporciona um lixamento perfeito, sem fazer com que as unhas produzam aquele pó ou fiquem com sobras branquinhas junto à unha, como acontece quando se usa uma lixa de areia. Assim não é necessário usar outra lixa para conseguir um bom acabamento. (Essa é o meu sonho de consumo)

ATENÇÃO - Em hipótese alguma as lixas apresentadas acima devem ser utilizadas na superfície das unhas. Para essa finalidade, existem lixas especiais que servem para o polimento da superfície das unhas. Elas amenizam as imperfeições das unhas e ainda conferem brilho e um bom acabamento.

LIXAS POLIDORAS - São feitas com uma estrutura de espuma e costumam ter dois lados com graus de abrasividade (e textura) diferentes. Servem para dar polimento e brilho extra às unhas naturais e são muito usadas na aplicação de unhas de porcelana, para dar acabamento. Também há versões de lixa polidora em formato de bloco. São laváveis.
 
Usar lixas que não são adequadas para o seu objetivo pode danificar muito as unhas. Por isso, analise bem e escolha o modelo que se encaixa melhor às suas necessidades e sua rotina. Algumas mulheres precisam manter as unhas sempre curtinhas, então o melhor é manter uma boa frequência de lixamento para não precisar recorrer às lixas de areia para conseguir um efeito “imediato”. Já aquelas que desejam ter unhas grandes, não vão lixar com tanta regularidade e precisam redobrar os cuidados para que elas não quebrem, assim é melhor investir em uma lixa suave que não agrida a unha e permita que ela cresça.

COMO LIXAR - A maneira correta de lixar as unhas é colocar pouca pressão, o suficiente para que a lixa possa entrar em atrito com a unha e fazer o seu serviço, e o mais importante: Passar a lixa em uma única direção, pois é! Assim a lixa "sela" a ponta da unha, dificultando o aparecimento das tais lascas e fissuras! Tenho que dizer que dessa maneira o trabalho de lixar as unhas se torna muito mais demorado, mas o ganho na qualidade e na resistência das unhas é imenso, por isso vale a pena. Principalmente para aquelas meninas que se queixam de unhas frágeis que vivem quebrando! Então já sabem: Vai e vem com a lixa de unha, nunca mais!

Gostou das dicas? Sabe algo mais? Conte!




facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

  1. Pretendo ser manicure então, essas informações são muito úteis pra mim. Já vou incluir esse post nos meus favoritos!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *