CoRaçãO BaKaNnA: Cuidado com a Pílula Anticoncepcional
Image Map

Cuidado com a Pílula Anticoncepcional

Oi! Meus Corações!!
A boa e velha pílula anticoncepcional ainda pode surpreender você com um pacote de efeitos extra, tanto  para o bem ou para o mal.


Pele de Diva - A pílula anticoncepcional é um mix de hormônios. No comprimido, a dose dos andrógenos (hormônios masculinos) costuma ser leve, diferentemente do organismo de quem tem pele e cabelo oleosos. Ao tomar a pílula, o ovário é colocado para "dormir" e deixa de produzir esses hormônios. Com menos andrógenos circulando, bingo! Em alguns meses, você terá cabelo e pele bons, menos acne e oleosidade.

Tô com Dor de Cabeça - Para algumas mulheres, a pílula pode cortar o tesão, por tornar a testosterona menos disponível. Resultado: desejo em baixa; lubrificação de menos. Antes de culpar a pílula, lembre que um namoro que caiu na mesmice ou o estresse também detonam o tesão.

Tô livre de TPM - O ciclo menstrual é como uma montanha-russa de hormônios, que mexem com as substâncias que (des)controlam o humor, fora outros efeitos colaterais, como enxaqueca, aumento da fome, insônia e cólicas. A pílula ajuda a manter os níveis hormonais sempre constantes e pode impedir que você enlouqueça naqueles dias.

Ah! Celulite - Existem pílulas de alta dose de hormônios e as com baixa dose. Quanto mais moderna, menos hormônio ela terá. Mas, se você tiver algum problema, seu médico pode indicar uma pílula de  alta dose, que pode acentuar a celulite. É que o excesso de hormônios favorece a retenção de líquidos e o inchaço, um dos vilões da celulite. E, embora seja raro, a progesterona do comprimido também pode aumentar a fome.

Biquíni Claro eu posso usar - Programar sua menstruação é uma das vantagens da pílula anticoncepcional, basta emendar as cartelas, não fazer pausa. Desde que seu médico acompanhe! Depois de quatro ou cinco cartelas sem parar, há risco de escape, aquele sangramento fora de hora. Durante o intervalo para menstruar, você estará protegida também!

A pílula falhou - O risco é alto se você estiver tomando outros tipos de medicamento. Antifúngicos, anticonvulsivantes, antibióticos e antidepressivos podem cortar o efeito da pílula. Alguns medicamentos reduzem o efeito da pílula anticoncepcional e podem causar sangramento ou aumentar as chances de gravidez. Esses medicamentos incluem rifampicina, barbituratos, fenitoína e carbamazepina. Adicionalmente, deve-se ter cuidado com antibióticos, como ampicilina e doxiciclina, os quais podem causar problemas usados em conjunto com pílula anticoncepcional. Fique ligada! e, em qualquer consulta médica, conte que está tomando anticoncepcional.

Depressão - Níveis menores de serotonina, um neurotransmissor no cérebro, têm sido relacionados à depressão. Altos níveis de estrogênio (como os da primeira geração de pílula anticoncepcional) e progestina (como em pílulas anticoncepcionais de progestina somente) têm mostrado diminuir os níveis de serotonina. Sabe-se que pílulas anticoncepcionais somente de progestina podem piorar a condição de mulheres que já têm depressão.

Eleva Riscos - A pílula anticoncepcional pode influenciar a coagulação, elevar o risco de trombose venosa, embolia pulmonar, AVC e ataque cardíaco. Pílulas anticoncepcionais são contra-indicadas com doenças cardiovasculares, tendência a formar coágulos, obesidade severa, altos níveis de colesterol e fumantes com mais de 35 anos de idade.

Créditos: Mdemulher, Copacabanarunners.

A pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário todos os dias. Se uma ou mais pílulas forem esquecidas por mais de 12 horas a proteção contraceptiva será reduzida. A maioria das marcas de pílula anticoncepcional tem embalagem de dois tipos, com os dias marcados para um ciclo de 28 dias. Para as embalagens de 21 pílulas, uma pílula é consumida diariamente por 3 semanas, seguidas por uma semana sem pílulas. Para embalagem de 28 pílulas, 21 pílulas anticoncepcionais são tomadas, seguidas por uma semana de pílulas placebo para manter o hábito de ingerir as pílulas diariamente. A mulher na semana que para de tomar a pílula anticoncepcional deverá ficar menstruada.

A eficiência da pílula anticoncepcional pode ser diminuída por:
* Esquecer de tomar uma ou mais pílulas anticoncepcionais.
* Atraso em começar novo pacote de pílulas anticoncepcionais.
* Mal-absorção gastrointestinal devido a vômito ou diarréia.
* Interação com outro medicamentos que diminui os níveis de estrogênio ou progestina.


Já tomei pílula mas eu tinha muitos efeitos colaterais ruins, por isso não tomo mais. Uso outros métodos. E você toma? Senti algum efeito ruim ou bom? Conte!




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. Seu post ta de parabéns!
    adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post é muito bom falar sobre isso, muitas meninas ainda acham que piluas faz mal e tudo o mais. Mas como vc disse quanto mais moderna a pilula for menores são as chances de ter efeito colateral, e é claro conversar com o médico sempre a respeito do assunto. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu tomo, e uma das coisas boas é que diminuiu muito meu fluxo...mas uma coisa que eu não sabia é que pode influenciar negativamente quem já tem depressão, que é o meu caso...vou conversar com meu neurologista e com meu gineco...

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *