CoRaçãO BaKaNnA: Prazo de Validade de cada Cosmético
Image Map

Prazo de Validade de cada Cosmético

Oi! Meus Corações!!
Da mesma forma que faz uma limpeza geral nos seus armários e sapateira, deve fazer o mesmo com a sua gaveta, maleta ou bolsa de cosméticos. Todos os produtos de beleza e maquiagem têm um prazo de validade que deve ser respeitado, a fim de assegurar a eficácia do cosmético e evitar infecções na sua pele, boca ou olhos.


Atenção aos Rótulos - Tal como lê as embalagens do leite, cerveja ou dos alimentos, aprenda a ler os rótulos dos produtos de beleza também. Quando ainda fechados a validade é o que diz na embalagem, depois de já abertos a validade diminui bastante.

Nos produtos nacionais é muito fácil você identificar o prazo de validade. Em geral, vem escrito nas embalagens primeiro a data de fabricação, depois a data de validade seguido do lote. Nos produtos importados, as datas de fabricação e validade são mostradas nas embalagens de outra forma, em forma de código. Como exemplo: A13 (A é o lote, 1 é o mês, e 3 é o ano). Outra coisa muito interessante nos cosméticos importados, é a identificação do tempo de conservação do produto depois de aberto. Mostra um pote aberto com o número e o M que significa meses de duração.

Essa calculadora é muito legal, porque além dela dar a informação sobre a data de fabricação, ela mostra também outras informações como o prazo de validade e quanto tempo resta para vencer o produto. Para isso, basta você colocar a marca do produto, depois o código e calcular. Ela suporta várias marcas de cosméticos internacionais, é só calcular aqui.

O que eu percebi, é que a legislação brasileira está mais a nosso favor, do que a de outros países. Já que em em muitos países, não é obrigatório colocar as informações de validade, iguais as que temos aqui no Brasil, nas embalagens. Aí fica mais complicado verificar a data de fabricação e o prazo de validade dos produtos, concordam?

Por que um prazo de validade nos cosméticos?
A explicação é muito simples: A maquiagem é um imã para todo e qualquer tipo de bactéria, devido ao seu contato frequente com os microrganismos que povoam o ar, e tem muito contato direto. Embora os conservantes que cada cosmético contém são desenvolvidos precisamente para combater bactérias, fungos e até vírus, a sua ação é limitada e daí a existência de um prazo de validade. Fim da vida, os conservantes perdem a sua eficácia e o contato continuado com o ambiente exterior aumenta os riscos de contaminação da pele, olhos e boca. Entendeu?

Só porque o seu batom preferido ou o rímel que lhe custou, literalmente, os olhos da cara, ainda não significa que deve continuar a usá-los até o fim, se a validade já ultrapassou. Da mesma forma que não come iogurtes e outros alimentos fora de prazo, não deve aplicar no rosto produtos cosméticos fora de prazo.

Saiba quanto tempo dura cada item, depois de aberto:

Rímel: 3 a 6 meses
Base: 6 meses
Corretivo: 8 meses
Pó de rosto: 12 meses
Sombras: 12 meses
Gloss e Batom: 12 meses
Blush em Creme: 12 meses
Blush em Pó: 24 meses
Lápis de Olhos, Sobrancelhas e Lábios: 12 meses
Delineador Líquido: 3 a 6 meses
Bronzeador: 24 meses
Creme de Olhos: 3 a 6 meses
Cremes de Rosto hidratantes, primer, de limpeza e desmaquilhantes: 6 meses
Tônicos de Rosto: 12 meses
Protetor Solar: 12 meses
Esmalte: 24 meses
Perfume: 24 meses
Cosméticos Naturais ou Manipulados: regra geral, duram muito menos tempo do que os cosméticos tradicionais.

Produtos Vencidos: Além de perder a sua eficácia e se não for eficaz nos seus tons, brilhos e embelezamento,...pra que ter, né? A maquiagem fora de prazo tem efeitos secundários pouco agradáveis: vermelhidão, descamação, inchaço, irritação, dor e sensibilidade na pele e arredores. Evite que o feitiço se vire contra o feiticeiro e mantenha-se atenta aos prazos de validade de todos os seus cremes, batons, blush, rímel, lápis, delineadores, sombras, gloss, bases, corretivos e afins.

PARA SEU PRODUTO NÃO ESTRAGAR ANTES DA HORA...

- Guarde-o em local seco e fresco, longe do sol e da luz
- Proteja-o do calor e da umidade, jamais deixando-o em locais quentes ou úmidos como banheiro, cozinha ou carro.
- Use espátula e não manipule o conteúdo com os dedos. As bisnagas são mais práticas que os potes porque liberam dessa obrigação.
- Não empreste seus itens de beleza para amigas ou familiares. Principalmente os produtos que entram em contato direto, na área dos olhos ou boca devem ser de uso próprio.

Para quem tem dificuldade em lembrar-se de tudo isto, nada mais simples do que colar uma pequena etiqueta em cada produto adquirido, com a data de início de uso e prazo de validade do mesmo. Assim, não há como esquecer. Curtiu? Compartilhe e comente!




facebook Comentários
6 Blogger Comentários

6 comentários:

  1. ótimas dicas, as vezes agente acaba esquecendo!!

    http://anitamakingof.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim as vezes esquecemos, e ele já está estragado. Por isso é sempre bom anotar e ter o costume de olhar na embalagem, antes de usar.

      Excluir
  2. Parabéns pela publicação dicas ótimas assim que der um tempinho vou divulgar seu artigo para minhas amigas, beijo no coração.

    http://www.solangerevende.com.br

    Fiquem todas com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Divulgue sim, assim todas se cuidam.

      Excluir
  3. Belas dicas!
    Verdade, temos que ficar atentas a isso!
    Agora meus perfumes nem me preocupo que não duram quase nada rsrs
    Admito que já usei rímel bem passado, que horror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sempre atentas, é um cuidado para nossa saúde.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *