CoRaçãO BaKaNnA: Fique sabendo sobre Endometriose
Image Map

Fique sabendo sobre Endometriose

Oi! Meus Corações!!
Endometriose é uma doença que acomete as mulheres em idade reprodutiva e que consiste na presença de células endometriais em locais fora do útero. O endométrio é a camada interna do útero que é renovada mensalmente pela menstruação. É um transtorno ginecológico comum, atingindo entre 10% e 15% das mulheres em idade reprodutiva. Endometriose é uma condição na qual o tecido que age como a mucosa que reveste a parede interna do útero (endométrio) cresce em outras regiões do corpo, causando dor, sangramento irregular e possível infertilidade. Saiba mais.....


Todo mês, os ovários produzem hormônios que estimulam as células da mucosa do útero (endométrio) a se multiplicarem e estarem preparadas para receber um óvulo fertilizado. A mucosa aumenta de tamanho e fica mais espessa. Se essas células (chamadas de células endometriais) crescerem fora do útero, surge a endometriose. Ao contrário das células normalmente encontradas dentro do útero que são liberadas durante a menstruação, as células fora do útero permanecem no lugar. Elas, às vezes, sangram um pouco, mas se curam e são estimuladas novamente durante o ciclo seguinte.

A endometriose é um problema comum. Às vezes, ela pode ser passada para as gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença provavelmente começa quando a menstruação regular inicia.
Diante da suspeita de endometriose, o exame ginecológico clínico é o primeiro passo para o diagnóstico, que pode ser confirmado pelos seguintes exames laboratoriais e de imagem: visualização das lesões por laparoscopia, ultra-som endovaginal, ressonância magnética e um exame de sangue chamado marcador tumoral CA-125, que se altera nos casos mais avançados da doença. O diagnóstico de certeza, porém, depende da realização da biópsia.

A dor é o principal sintoma das mulheres com endometriose. Pode incluir:
  • Menstruações dolorosas;
  • Dor no baixo abdome ou cólicas que podem ocorrer por uma semana ou duas antes da menstruação;
  • Dor no baixo abdome durante a menstruação (a dor e as cólicas podem ser incômodas e uniformes ou intensas);
  • Dor durante ou após a relação sexual;
  • Dor ao evacuar;
  • Dor pélvica ou lombar que pode ocorrer a qualquer momento do ciclo menstrual
Observação: Em muitos casos, não há sintomas. Na realidade, algumas mulheres com casos graves de endometriose nunca sentem dor, enquanto outras com endometriose leve sentem dor intensa.

As opções de tratamento incluem: Medicamentos para controlar a dor, para impedir que a endometriose piore, cirurgia para retirar as áreas de endometriose, histerectomia com retirada dos dois ovários. O tratamento depende dos seguintes fatores: Idade, gravidade dos sintomas e da doença, se você deseja ter filhos.

As pílulas anticoncepcionais podem ajudar a impedir ou retardar o desenvolvimento da doença. Não há nada pra fazer para prevenir, e nem se sabe o porque da doença. A única coisa a fazer, é viver!




facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *