CoRaçãO BaKaNnA: Dicas para amenizar a TPM e Cólicas
Image Map

Dicas para amenizar a TPM e Cólicas

Oi! Meus Corações!!
Mais ou menos 50% das mulheres sentem cólicas menstruais em alguma fase da vida. Dores no abdômen, enjoos, cansaço e dores de cabeça. Você já sabe que quando esses sintomas resolvem aparecer, junto vem à cólica menstrual. Em período fértil, 50% das mulheres apresentam esses sintomas descritos acima, e em cerca de 10 a 15% a dor chega a interferir nas atividades diárias.


O principal sintoma é a dor em cólica no baixo ventre, de intensidade variável, que se irradia para as costas e membros inferiores, durante a menstruação. É uma dor aguda e intermitente, às vezes incapacitante, com curtos períodos de acalmia. Quando muito forte, pode estar associada a outros sintomas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e nas mamas, irritação, tonturas e inchaço. Os sintomas começam a aparecer antes e durante essa fase vermelha. A produtividade delas pode ser reduzida em até 70% nesse período, e 30% das que têm dor se afastam do emprego por pequenos períodos do dia.

Algumas dicas que podem evitar ou amenizar as cólicas:

- Durante esse período deve-se comer mais legumes e verduras, frutas, frango e peixe, com pequenas refeições e intervalos entre elas. Ter uma dieta equilibrada. Alimentos com cálcio (laticínios e vegetais escuros), magnésio (soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poliinsaturadas (salmão, atum e castanha do Pará) podem te ajudar. Eles são relaxantes musculares e têm poder anti-inflamatório natura. Esqueça os alimentos ricos em gorduras, pois favorecem uma maior produção de hormônios femininos. Evite ainda os embutidos e as bebidas com cafeína (café, chá preto e refrigerantes).

- Tomar vitaminas. Usar um suplemento vitamínico e sais minerais, de preferência um que contenha cálcio é uma ótima dica, o suplemento deve ser tomado pelo menos 2 vezes ao dia após as refeições.

- A água estimula o funcionamento dos rins, consequente redução do excesso de líquido corporal e diminuição do inchaço típico da TPM. Também ajuda no bom funcionamento do intestino, reduzindo a constipação intestinal que também pode ocorrer;

- Eliminar a cafeína. A cafeína presente no café, chás, colas e chocolates agravam a cólica menstrual, além do que os óleos presentes no café também irritam os intestinos.

- Os medicamentos para cólicas menstruais são à base de antiespasmódicos ou ainda são feitos com anticoncepcional. Porém, todo medicamento deve ser tomado apenas sob orientação médica e seguindo fielmente a duração, horários e doses indicadas. A homeopatia pode ser uma ótima alternativa as indicações de remédios homeopáticos costumam incluir ervas como Lachesis, Sépia, Calcarea Carbônica, Caulophyllum ou Chamomilla. Os chás também podem ajudar muito no combate às cólicas menstruais. A canela é utilizada no tratamento da cólica desde a antiguidade e ervas como a “angélica chinesa” tem efeito antiespasmódico, já a “agoniada”, tem efeitos analgésicos.

- Diminuir a ingestão de álcool. Quem tende a reter líquido durante o período menstrual deve diminuir a ingestão de álcool pois este agrava o problema.

- Utilizar compressas de água quente sobre o abdômen. Vale também colocar a tradicional bolsa de água quente na região lombar e no abdômen. A temperatura quente aumenta o fluxo de sangue e relaxa os músculos da região pélvica, diminuindo as dores. Beber chás e outras bebidas quentes também ajuda.

- Atividades como alongamento, ioga, caminha ou andar de bicicleta ajudam. Feitos de forma regular e moderada, liberam endorfinas e amenizam as dores.

- É importante descansar se você estiver com muita dor. Uma sugestão é se deitar de barriga para baixo, apoiada em um travesseiro, comprimindo suavemente o ventre para diminuir a cólica menstrual.

A mulher ansiosa acredita que não tem tempo para nada nesse período, o que causa insônia, impaciência, irritação e mau humor. Exercícios indicados: Ioga e alongamento.

Nos dias que antecedem a menstruação, o desejo por doces, massas, sorvetes e chocolate aumenta consideravelmente. Exercícios indicados: Caminhada, natação e hidroginástica.

Os sinais mais fortes são a tristeza e a melancolia. A mulher chora "por qualquer motivo", acha que tudo dá errado para ela e fica desanimada. Exercícios indicados: Atividades aeróbicas em grupo, como dança ou lutas marciais.

Ao seguir essas dicas é possível ter um maior conforto durante o período menstrual além de uma melhor qualidade de vida. Se as cólicas forem muito intensas procure um ginecologista para as medidas necessárias.




facebook Comentários
6 Blogger Comentários

6 comentários:

  1. Ótimas dicas, eu faço algumas dessas coisas, pois sofro muito com isso nessa época.

    http://my-little-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também faço, pois sofro tudo que tem direito.

      Excluir
  2. Nossa tenho muitos cólicas quando fico nestes dias, quase morro!hehehe
    Obrigada pelas dicas, beijos!

    http://queridodiariodemari.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tamos juntas, pois eu também sofro pra caramba, ainda bem que todo mês é diferente.

      Excluir
  3. Ótimas dicas,adorei!
    Bjus! :g

    http://alanacrist.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *