CoRaçãO BaKaNnA: Dicas para ter Cabelos dos Sonhos
Image Map

Dicas para ter Cabelos dos Sonhos

Oi! Meus Corações!!
Quem tem cabelo liso dava tudo para uns caracóis perfeitos e quem tem cabelos ondulados trocava-os, num instante, por uma cabeleireira esticada. Se não podemos mudar o que a genética nos deu, devemos tratar bem o que temos, para um cabelo fazer virar cabeças mesmo nos “bad hair days” … isso sim está ao alcance de todas! Anos e anos de cuidados e alguns descuidos capilares diários como o uso de secador, alisador, produtos menos bom, sol, piscina, má alimentação, stress,...ufa!


Tome nota destas dicas para um cabelo fabuloso!

O seu cabelo é aquilo que você come! Não sabia? Uma alimentação fraca reflete-se da pior maneira no cabelo, ou melhor, não se reflete, retirando-lhe aquele brilho luminoso que hoje parece só existir nas cabeças das adolescentes! Se não comer saudavelmente, o cabelo não cresce e, claro, começa a entupir o ralo do chuveiro, tem a sua lógica não tem? Comece comendo no almoço, não salte refeições, siga uma dieta baixa em gorduras, use e abuse dos legumes e fruta para garantir a ingestão correta de vitamina B, zinco e proteínas, o seu cabelo agradece!

Se tiver cabelo fino, um cabelo pela cintura só vai acentuar esse “problema”, ao contrário de um corte pelo menos pelos ombros e um pouco repicado, que vai emprestar mais volume e movimento ao seu penteado. Pode ainda experimentar alguns dos muitos produtos que existem no mercado para dar volume ao cabelo, vai ajudar muito.

Se gosta de andar com o cabelo amarrado, tenha cuidado com os elásticos que escolhe para prender o seu rabo-de-cavalo. Não devem apertar demasiado para não forçar e quebrar a linha de cabelo. Se prender o cabelo dois ou mais dias seguidos, nunca o faça no mesmo lugar, mas sim uns milímetros para a esquerda ou direita para não sobrecarregar sempre os mesmos fios de cabelo. O mesmo aplica-se ao uso frequente de tiaras ou tranças, que também podem “partir” centenas de cabelos de uma só vez.

Lavar o cabelo todos os dias não é um problema, o problema está nos produtos que utiliza para fazer isso! Antes de mais nada, cada vez que lavar o cabelo (principalmente se for diariamente) aplique um condicionador para não desidratar. Em segundo lugar, procure produtos que sejam fortificantes (ninguém gosta de ver cabelos espalhados por toda a casa), que potenciam o brilho natural do seu cabelo e que reparam as pontas (existem sérum específicos para ambos os casos).

Quando lavar o cabelo, não acumule tudo no topo da cabeça (é a forma mais fácil de criar nós), esfregando freneticamente, vai danificar a cutícula e eliminar grandes quantidades de queratina (o componente principal do nosso cabelo, aquilo que lhe oferece elasticidade e vida). Aplique a maior força nas raízes, utilizando movimentos suaves para o comprimento do cabelo que, no fundo, só precisa que deslize os seus dedos por ele, aproveitando a espuma feita no couro cabeludo. A água sozinha encarrega-se de eliminar grande parte dos resíduos de gel, mousse, cera ou spray.

As lavagens devem ser feitas com água morna e nunca muito quente, para não desidratar o cabelo e o couro cabeludo. Se possível, faça a última passagem com água fria. Não seque o cabelo com a toalha, friccionando impacientemente. Antes, passe a toalha pela cabeça, pressionando-a suavemente nas suas diferentes zonas para um enxaguamento mais delicado. Se secar ao natural, é muito melhor… mas se tiver de recorrer ao secador tente usá-lo nas temperaturas mais baixas.

Um tratamento semanal com uma máscara capilar faz maravilhas a qualquer cabeça de caracóis, ondas ou de cabelos lisos. Dez a quinze minutos (de preferência com o cabelo enrolado numa toalha quentinha ou touca metalizada) é o tempo de aplicação ideal, sendo que depois disso este gênero de produto deixa de surtir qualquer efeito.

Com a idade também o nosso cabelo vai perdendo a vitalidade, mas não precisa ser assim! Situações difíceis requerem medidas drásticas? Não! Precisa de cuidados redobrados, ou seja, muito completos. Um cabelo “mais velho” já não se contenta apenas com a dupla xampu/condicionador, mas requer sim uma gama mais alargada de produtos, especificamente voltado para as suas necessidades capilares. Nesta parte do corpo, não tem de se preocupar com rugas, mas sim com cabelo seco, quebradiço e fraco, sinais de envelhecimento que querem ser transformados em sinais de beleza!

Em média, temos cerca de 120 a 150 mil fios de cabelos na cabeça, cada um com uma esperança de vida de 5 a 6 anos, ou seja, temos que tratá-los com o merecido respeito. Escovar o cabelo 100 vezes por dia pode parecer uma coisa de tempos passados, mas a verdade é que um bom estímulo, com uma escova de cerda boa, espalha os seus óleos naturais por toda a cabeleira, dando-lhe um brilho invejável. Já os mesmos gestos não se aplicam ao cabelo molhado, que deve ser desembaraçado fio por fio, com um bom pente de dentes largos. Em cabelos oleosos, é bom maneirar, pois vai piorar a situação.

Recomenda-se a substituição de todos os seus produtos capilares duas vezes por ano para não “criar habituação” (mas pode trocar mais vezes, se sentir que o xampu não faz mais aquele efeito, troque por outro) e também porque a mudança de Verão para Inverno requer uma maior hidratação. Assim também pode ir experimentando as novidades do mercado e, sabe-se lá, descobrir o produto milagroso que procura há tempos! 

As visitas à rainha dos cabelos também conhecida como a sua cabeleireira, devem ocorrer cada quatro a seis semanas para manter o seu corte impecável, (se quer deixar crescer, vá a cada 3 meses) e eliminar pontas secas ou duplas.

Os fatores ambientais também fazem a diferença entre aquelas que têm um cabelo de “estrela de Hollywood” ou “de gata borralheira”. A exposição solar, aliada a muito tempo de praia e piscina, prejudicam a pele, mas também o cabelo, ressecando e enfraquecendo cutículas, raízes e pontas. A solução é proteger o cabelo da mesma forma que faz o resto do corpo, com produtos que contenham um fator de proteção solar elevado, xampus com filtro solar e os chamados leave-in, que, tal como o próprio nome indica, deixar no cabelo para uma proteção máxima na hora de estender a toalha ao sol e mergulhar no mar.

Ufa! São tantos cuidados, esses são alguns só, o mais básico. Amo cuidar dos cabelos e você?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. dicas poderosas que a maioria nem sabe né
    bezossssssssssssss

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *