CoRaçãO BaKaNnA: Tintura ou Tonalizante?
Image Map

Tintura ou Tonalizante?

Oi! Meus Corações!!
Você está pensando em mudar a cor do cabelo. Mas tem dúvida se recorre à tintura ou ao tonalizante. Tudo depende do resultado que você quer.


TONALIZANTE - Os tonalizantes são soluções de efeito temporário e menos agressivo, depositam pigmentos de cor na cutícula do fio. Age como maquiagem, desbota à medida que se lava o cabelo. Vantagens: Tons suaves, fórmula menos agressiva (sem amônia) e duração de até 24 lavagens. Apesar de ser menos absorvido, o tonalizante também acumula nos fios. É um mito essa ideia de que o produto vai todo embora. Ele perde o brilho e a maciez, mas o produto continua lá. Servem para tratamentos intermediários, como dar brilho, neutralizar cores indesejadas, escurecer ou clarear, mas apenas até dois tons. Se submeteu a uma progressiva ou definitiva. O tonalizante não compromete a selagem dos fios feita pela escova. Funcionam também para dar um descanso em fios que estão prejudicados por procedimentos químicos muito extremos.

TINTURA - Coloração que age em toda a estrutura do cabelo e muda o tom de maneira permanente. Por sua maior pigmentação e elementos químicos mais potentes (como a amônia, na maioria dos casos), a tintura é utilizada em transformações radicais, como mudar a cor do cabelo para um tom mais escuro ou claro, ou fazer luzes/mechas. A amônia destrói as partículas da cor natural ou já existente nos cabelos e a água oxigenada age abrindo a cutícula dos fios para facilitar a entrada dos pigmentos artificiais que vão dar nova tonalidade aos cabelos.

Algumas dicas:

- Procure lavar os cabelos somente dois dias depois da tintura. Assim a tinta tem mais tempo para fixar nos fios. E lembre-se de que quanto mais você lavar o cabelo, mais rápido ele vai desbotar.

- Quer cores mais vivas? Uma semana antes de tingir os fios, faça uma hidratação profunda para preparar o fio e auxiliar na absorção da cor.

- Não lave a cabeça antes de pintar. A oleosidade natural ajuda a proteger o couro cabeludo da água oxigenada , que pode causar ardência e coceira.

- Cuidado com as manchas de tinta na pele! Aplique uma camada de pomada de silicone na testa, próxima à raiz dos fios. Pomada para assaduras ou gel de cabelo também funcionam.

- Preocupada com o resultado da cor? Para não ter dúvidas, faça o teste em uma mecha próxima à nuca assim, se der errado, não vai causar grande estrago.

- A tintura não deve ser usada em pessoas com outros tipos de química no cabelo, como relaxamento e alisamento, porque podem ocorrer incompatibilidades como queda e reações adversas. Nesses casos o ideal é usar tonalizante que, além de realçar e dar brilho, agride menos.

Independentemente do processo que você escolher para mudar a cor dos fios, é fundamental hidratá-los regularmente e usar produtos específicos para cabelos coloridos. Não podemos nos esquecer que a tintura e o tonalizante agridem a estrutura do fio, um menos outro mais. Bons produtos ajudam a recuperar a hidratação e as substâncias que fazem parte do cabelo saudável.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *