CoRaçãO BaKaNnA: Varizes o vilão, entenda porque...
Image Map

Varizes o vilão, entenda porque...

Oi! Meus Corações!!
Cerca de 80% das pessoas com mais de 20 anos em todo o mundo sofrem com vasinhos e varizes, sendo a maioria mulheres. Além de comprometer a saúde em alguns casos, o problema também reflete na parte estética, usar saias e vestidos no verão com as pernas arroxeadas não é nada agradável. Entenda as causas e saiba como tratar o problema em tempo para os dias quentes.


A circulação do sangue tem duas vias principais: as artérias, que levam o sangue do coração até as extremidades do corpo, e as veias, responsáveis pelo caminho de volta. Na volta, é preciso vencer a ação da gravidade. Essa pressão, com o tempo, gera uma força contra as paredes das veias, que dilatam, se tornando mais aparentes sob a pele. As veias dilatadas não conseguem trazer tão bem o sangue de volta, gerando a sensação de peso, cansaço nas pernas, e em casos mais graves uma pigmentação castanha ou até feridas.

Também chamados de microvarizes, os vasinhos são veias dilatadas e tortuosas que podem surgir avermelhadas, azuladas e com diversas espessuras. A classificação de uma veia problemática é feita por meio da medida de seu calibre, que varia entre dois e seis milímetros. As varizes mais agressivas (classificadas com seis ou mais milímetros de calibre) são problemáticas e oferecem riscos à saúde. Nesses casos, provavelmente a paciente terá que passar por algum tratamento, não invasivo ou cirúrgico para evitar maiores complicações e doenças circulatórias. A avaliação deve ser feita por um médico vascular e não por um esteticista.

Porque as varizes aparecem? 
O primeiro ponto é a tendência genética familiar, ou seja, a hereditariedade. Se a tia tem, a mãe tem, essa mulher tem uma tendência grande a ter varizes e pode apresentá-las cedo. Em segundo lugar, a pessoa tem de se mexer! Alguns estudos demonstram que os moradores da cidade têm apresentado mais varizes do que os do interior, já que caminham mais. A obesidade está entre os fatores que também prejudicam a circulação, já que o retorno venoso fica mais difícil com o aumento de peso. O problema das calças justas é que elas comprimem excessivamente apenas a região das coxas, dificultando a circulação. A compressão, para ser boa, tem de ser do pé até a cintura. A mulher pode continuar usando a calça, se usar uma meia de compressão por baixo dela. Os fatores ambientais também influenciam e muito, no aparecimento de vasos e varizes. Se a pessoa trabalha muito tempo sentada, como uma secretária, por exemplo, essa situação pode agravar a evolução da doença. Por outro lado, quem fica muito tempo parado em pé também pode acelerar o aparecimento de varizes. O ideal, reforçam os médicos, é movimentar-se constantemente.

Tratamentos disponíveis no mercado:

- Os principais tratamentos disponíveis para as microvarizes ou vasos são feitos com compostos injetáveis na região afetada ou aplicações de laser, ambos são métodos simples e dispensam o uso de anestesia. Ainda na linha de injetáveis, A escleroterapia com espuma tem apresentado excelentes resultados, palavras de um especialistas. Quando um líquido é injetado, ele se mistura com o sangue e perde parte de sua potência ao se diluir. Já com a espuma, a substância está mais concentrada e, portanto, tende a ser mais eficaz.

A quantidade de sessões necessárias e o tempo de duração de cada método varia de acordo com a resposta do paciente. Para a escleroterapia com espuma, por exemplo, até duas aplicações são suficientes para a maioria dos casos. O preço de cada aplicação custa cerca de R$300. Os tratamentos modernos para a eliminação de vasos são pouco agressivos e permite que a paciente volte para a casa andando sem maiores complicações. Escurecimento do local e um pouco de incômodo são normais nos primeiros dias.

- Varizes superficiais mais grossas podem ser facilmente reconhecidas observando-se a pessoa em pé. O tratamento mais comum é a remoção cirúrgica das veias comprometidas. O cirurgião faz diversas incisões, retira as veias afetadas e protege a(s) perna(s) com bandagens. O procedimento cirúrgico é rápido, o tempo de hospitalização é curto e a recuperação em casa pode durar algumas semanas.

A musculação é um ótimo exercício quando bem orientado e feito em quantidade e freqüência adequadas. Um pouco de musculação é bom, porque faz com que o músculo fique mais forte e ajude no bombeamento do sangue. Mas fazê-la durante muito tempo, aumenta a pressão dentro do abdômen e o retorno do sangue piora. O ideal seria mesclar o treino com exercícios aeróbicos.

    Se está incomodando procure um médico.




    Facebook Comentários
    0 Blogger Comentários

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *