CoRaçãO BaKaNnA: Cabelos antes e depois da malhação...
Image Map

Cabelos antes e depois da malhação...

Oi! Meus Corações!!
A busca pelo corpo ideal ou simplesmente fazer exercícios físicos é tudo de bom, mas não se deve esquecer dos cuidados com uma outra parte importante da beleza feminina "os cabelos". Em épocas como o verão, em que os fios já estão expostos a outros danos como a radiação solar e a piscina nas horas vagas, protegê-los do ressecamento e das quebras é essencial. A amarração, o suor e a falta de lavagem são só alguns dos vilões na hora de malhar.


Pessoas que transpiram muito podem prejudicar os cabelos, pois, o suor toma conta do couro cabeludo, isso ocasiona o aparecimento ou agravamento da dermatite seborreica (caspa). O suor também é responsável pelo ressecamento, pois contém sódio.

ANTES DE MALHAR

Para evitar danos com o excesso de suor que você irá produzir, é importante proteger os fios antes mesmo da atividade física. 

– O uso de uma quantidade de creme de pentear com pequenas gotinhas de óleo vegetal pode minimizar e proteger as madeixas. Quando o suor está começando a secar o que sobrará na superfície da nossa pele, nos fios e couro cabeludo é exatamente uma camada de sal agindo sobre nosso corpo, é neste momento que o cabelo e couro cabeludo começam a sofrer ações negativas do sal sobre ele. Por isso é necessário revestir os fios antes da academia. Assim, quando o sal secar o cabelo estará protegido com uma leve camada de lipídeos.

– Prender é indispensável durante o treino, já que deixa o suor longe e ainda não te atrapalha durante as atividades. Prenda bem o seu cabelo, de preferência na metade ou mais no alto da cabeça. Vale fazer um rabo de cavalo ou coque. Quanto menos contato os fios tiverem com o suor melhor, pois ele contém sal, que pode danificar o cabelo.

No entanto, cuidado com o elástico, que deve ser grosso e revestido de tecidos como a malha ou algodão. Os elásticos finos podem quebrar a fibra capilar e alterá-la. Além de prender de modo adequado, é recomendado também a utilização de uma faixa para prender a franja e laterais, tirando todo o contato com a pele. Não é recomendável forçar a franja e laterais com o peso total do cabelo, pois o excesso de tração pode ser prejudicial a raiz.

– Se estiver malhando em um local fechado, evite usar bonés ou faixas de cabelo feitas de tecido, pois elas abafam o couro cabeludo.

– Para quem pratica musculação, fique atenta para não prender os fios em alguma divisão ou dobra dos aparelhos.

DEPOIS DE MALHAR

– Evite ficar muito tempo com os cabelos suados. Depois de suar, o primeiro passo para madeixas perfeitas é retirar todo o excesso de impurezas com uma boa lavagem. Lave bem os fios com muita água e use o xampu e condicionador específicos.

Quando você chega da academia o suor vai ter secado e seu cabelo e couro cabeludo estarão infestados de sal, fazendo com que o fio resseque e fique com frizz. Para reverter esse quadro é importantíssimo a lavagem, que deve ser feita toda vez que malhar. Se for lavar todos os dias, é recomendado o uso de produtos de uso diário, para não ressecar.

– Seque-os delicadamente com a toalha, sem torcê-los, depois penteie e finalize como de costume. Quando o couro cabeludo está limpo ele respira livremente, ajudando os fios a receber os nutrientes essenciais. Viva!

– Hidratação é fundamental. Como o suor, por si só, pode abalar a saúde dos fios, é essencial que você crie o hábito de fazer hidratação com máscara, em casa mesmo, pelo menos de quinze em quinze dias. Só assim você conseguirá recuperar o brilho e a maciez do seu cabelo.

Depois dessas dicas, vá malhar e viva a saúde.



facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

  1. Eu não esqueço do meu queridinho argan antes da academia!!! e depois da-lhe água de preferencia fria para refrescar o couro!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *