CoRaçãO BaKaNnA: Como se livrar da Unha Encravada...
Image Map

Como se livrar da Unha Encravada...

Oi! Meus Corações!!
Ninguém merece uma unha encravada, né? Às vezes, uma simples pontinha já é suficiente para que qualquer calçado nos machuque e nos deixe com muita dor. E olha que tem gente que ainda enfrenta o problema várias vezes!
A onicocriptose, ou o termo popular unha encravada, é uma dor ou inflamação que ocorre no dedo (O dedão é geralmente afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar) quando a borda lateral da unha fere a pele adjacente, enterrando-a ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao crescimento da unha e, como esta é mais dura e não para de crescer, ela adentra a pele causando os sintomas mais comuns como dor e inflamação. Normalmente, a pessoa refere dor local que vai aumentando de intensidade até que ela procura ajuda médica. Ao exame físico, a pele ao redor da unha está vermelha e inchada (inflamada), podendo haver secreção purulenta (pus) e o aparecimento de um granuloma piogênico (carne esponjosa).

As causas mais prováveis são o corte de maneira incorreta da ponta das unhas e sapatos apertados. Ocorre mais comumente nas unhas dos pés mas também raramente afeta as mãos. Também pode ocorrer por tropeções, queda de objetos sobre a unha provocando maior afluxo sanguíneo para o local, o que propicia um adelgaçamento da pele do sulco ungueal e consequente ruptura da mesma facilitando a penetração de bactérias.

Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, consulte o médico imediatamente. NÃO tente tratar o problema em casa.

Para tirar a unha levemente encravada, será necessário:
  • Deixar o pé ou a mão que tem a unha encravada de molho em uma bacia com água morna, por cerca de 20 minutos;
  • Lavar muito bem a unha encravada e retirar qualquer sujeira que possa estar por baixo ou nas laterais da unha, com auxílio de uma espátula de unha;
  • Com auxílio de uma tesourinha de unha, levante suavemente a parte da unha encravada e corte-a. A seguir, deve-se passar alguma solução antisséptica e cicatrizante, por exemplo, para ajudar na cicatrização e evitar que a região infeccione.
A maneira correta de cortar as unhas é aparar apenas a unha e jamais cortar suas bordas laterais. Se as bordas laterais forem deformadas, as irregularidades criadas pelo corte incorreto associadas à pressão do sapato, ao peso corpo e ao sentido do crescimento da unha farão com que haja lesão da pele circunvizinha. Deve-se evitar também cortar as unhas muito curtas, deixá-las retas em sua borda anterior, não tentar "arredondar" o corte em direção às bordas laterais. Nunca corte em excesso e nem retire a cutícula.

Use sapatos que sirvam. Sapatos usados todos os dias devem oferecer bastante espaço ao redor dos dedos. Sapatos para caminhar rapidamente ou correr devem ter bastante espaço também, mas não devem ficar largos.

TRATAMENTO

Em casos leves a moderados, pode ser realizado um tratamento conservador, com compressas de água quente, pomadas antibióticas. Também pode ser usado fio dental ou fios de algodão sob a unha, para aliviar a pressão causada no local. Alguns recomendam a utilizam de cânulas plásticas para permitir que a unha cresça no interior da cânula (método de gutter). Se o tratamento conservador de uma unha encravada menor não tiver êxito ou se a unha encravada é grave, o tratamento cirúrgico é necessário. Para casos extremos, existem quatro tipos de cirurgia que resolvem o problema:cauterização química da lateral da unha, remoção em bloco, excisão da unha em excesso e transposição de aba da parede ungueal. A cirurgia não é indicada nos casos em que não há sintomas ou nas crianças que podem ser tratadas com medicamentos locais. Se for um caso simples com pouca deformidade da unha, um podólogo bem preparado pode resolver.

Já sofri desse mal na adolescência, mas só uma e outra vez, ufa. Pois dói, viu? E incomoda bastante.




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Ta aí algo que muito chato e dolorido! Sempre deixo na água morna...Ótimas dicas.
    Bjs
    Luh
    sempre-belas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *