CoRaçãO BaKaNnA: Gargalhar é um poderoso analgésico
Image Map

Gargalhar é um poderoso analgésico

Oi! Meus Corações!!
Uma pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, comprovou o ditado popular de que rir é mesmo o melhor remédio. Mas não é qualquer risada não, e sim, uma boa gargalhada. Segundo a pesquisa, ela pode reduzir a sensação de dor em até 10%, graças à liberação de endorfina no organismo. Com isso, além de criar um estado leve de euforia, essa substância química também amenizaria a sensação de dor.


Descobriu-se, então, quem havia gargalhado era capaz de suportar até 10% a mais de dor, sempre em relação ao estado de antes de rirem. Para surpresa dos cientistas, o grupo que assistiu aos programas considerados chatos se mostrou menos capaz de aguentar a dor após verem o conteúdo. O tipo de riso, no entanto, fez diferença na limiar da dor. Sorrisos discretos e risadas não provocaram quaisquer efeitos fisiológicos, apenas as gargalhadas. Além disso, comédias do tipo pastelão pareceram atingir os efeitos mais notáveis.

Cientificamente a gargalhada também libera no organismo dois hormônios importantes, a dopamina (do bem-estar), e a serotonina, hormônio anti-estresse, explica a pesquisadora. Muita gente pensa apenas na dor enquanto a dor é física, mas que a gargalhada também é um poderoso analgésico emocional. Um exemplo disso é o grande Charles Chaplin, que viveu na grande depressão, era filho de um pai alcoólatra, no entanto é um dos grandes gênios da comédia.

A gargalhada eficaz contra a dor é aquela que mexe com todos os músculos do abdômen e que toca realmente as emoções. Quem ri mais se relaciona melhor.




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. adoro rir, dar uma boa gargalhada! que legal que rir faz um bem! muito interessante esse post! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi amore , que lindo seu blog , tô seguindo se puder passa no meu que tem dois sorteios um da kollos e outro de duas bijuterias vintage a escolha da vencedora ok ? bjs

    http://licia-carla.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *