CoRaçãO BaKaNnA: Escolhendo o Xampu Certo
Image Map

Escolhendo o Xampu Certo

Oi! Meus Corações!!
É muito comum acharmos que um xampu de super conceituado pode fazer maravilhas pelos nossos cabelos, mas ao usá-lo o resultado não é tão bom assim. Ou pior, o cabelo fica pesado e sem brilho. Isso já aconteceu com você? Pois, o problema pode estar na densidade do xampu, que pode não ser adequado ao seu tipo de cabelo.


Quer um exemplo? Existem diversas linhas de produtos que possuem a textura “leitosa”, que é ótima para cabelos normais e secos por ser mais hidratante, mas eventualmente para oleosos pode agravar o problema de oleosidade em algumas pessoas. Entretanto, isso não é uma regra geral que deve ser aplicada a todos os xampus. Não reside obrigatoriamente na textura do xampu a sua função, e sim no tipo de ingrediente que ele contém. Atualmente, a diversidade de marcas e tipos de xampus é gigantesca, sendo assim mais fácil o acesso aos produtos nacionais ou importados que fascinam aquelas que desejam ter os cabelos sempre impecáveis. Essa variedade abre espaço também para alguns erros na hora da escolha.

É preciso estar atenta ao tipo e à composição do xampu que irá limpar os fios e o couro cabeludo de forma correta e também hidratá-los de acordo com as características dos seus fios. Existem, basicamente, três tipos de xampus: o leitoso, o perolado e o transparente. Cada um possui propriedades específicas, sendo recomendados para diferentes tipos de cabelos. Existem também variações desses tipos, que se dividem em anti-resíduos, tratamento de cor, dois em um, e outros.

Buscar as marcas pela indicação de uma amiga que ficou com as madeixas incríveis com o uso de certo produto também pode ser arriscado. Pois, nem sempre um produto que é excelente para ela pode ser o ideal para o seu tipo de cabelo, pois cada cabelo age diferente. Por isso o legal é testar.

Os XAMPUS TRANSPARENTES são bastante indicados para a limpeza dos fios e do couro cabeludo. Esse tipo geralmente é mais neutro, podendo ser totalmente sem cor ou com outras tonalidades. O xampu transparente pode ser usado para todos os tipos de cabelo, principalmente os oleosos, que necessitam de lavagens mais frequentes. Mas é preciso ter cuidado para não ressecá-los, cuidando sempre com a hidratação na sequência, que deve ser feita com um condicionador adequado. É possível também usar o produto transparente para a limpeza e depois aplicar outro xampu de textura leitosa ou perolada para tratar e hidratar os fios. Na hora de lavar os cabelos, dependendo da necessidade, aplique uma ou duas vezes o xampu transparente, enxaguando bem. Depois é só usar a opção de tratamento indicada para o seu tipo de cabelo e o condicionador em seguida.

O XAMPU PEROLADO também pode ser usado diariamente, pois ele possui uma boa capacidade de limpeza, mas não igual ao transparente, e um nível intermediário de hidratação. Esse tipo é indicado para cabelos secos, normais e de oleosidade moderada. Quem tem os cabelos muito oleosos vale uma lavagem antes de aplicar o perolado com um xampu transparente para retirar bem o sebo e o aspecto pesado.

Com uma capacidade hidratante mais elevada, o XAMPU LEITOSO é mais denso e trata os fios de forma mais completa. Quem utiliza esse tipo com frequência, é importante usar um xampu de limpeza (transparente) pelo menos uma vez por semana para limpar mais profundamente os fios e o couro cabeludo. Lembrando que o produto leitoso não é indicado para cabelos oleosos, pois pode deixá-los mais pesados que já são. Os tipos de cabelos mais beneficiados com a textura do xampu leitoso são os secos e tingidos, principalmente quando os produtos contêm ingredientes ativos que hidratam e nutrem os fios. Dê preferência aos produtos que têm em sua formulação substâncias que dão força aos cabelos como pantenol, ceramidas, aloe vera, queratina e cisteína. E ativos hidratantes como óleo de argan e outros óleos.

Os XAMPUS ANTIRRESÍDUOS fazem parte daqueles de textura transparente, sendo indicado para o uso esporádico para a limpeza profunda dos cabelos. Esse tipo deve ser usado no máximo uma vez por semana por quem tem os cabelos oleosos. Para os outros tipos de fios, como os normais e mistos, o indicado é que se use a cada 15 dias. Os cabelos secos podem ser prejudicados com o uso do antirresíduos, pois os seus ingredientes ativos de limpeza e o pH alcalino podem deixa-los ainda mais ressecados.

DICAS Os cabelos merecem cuidados especiais e saber escolher o xampu certo já é um grande passo para deixá-los sempre bonitos.

  • A temperatura da água para enxaguar os cabelos é preciso ser morna e último enxague frio;
  • Nada de passar condicionador na raiz;
  • Não durma de cabelos molhados; e nem amarrados ou trançados;
  • Evite usar muito o secador de cabelos, principalmente sob tração, como as escovas;
  • Controle o uso da chapinha.

Os meus cabelos são mistos, e eu faço essa loucura de lavar os cabelos com transparente primeiro e depois um leitoso, e super ajuda, eu adoro o resultado. Não faço isso todos os dias mas de vez em quando eu faço, quando uso um xampu que deixe meu cabelo mas oleoso, esse é um truque muito bom, recomendo. E quando meu cabelo grita por uma limpeza profunda, então toda semana basicamente ou a cada 10 dias lavo com antirresíduos e essa limpeza é um alívio para couro cabeludo, fica até mais leve a cabeça, kkkkkkkk. E como sou loira também intercalo com xampu de cor roxa, para amenizar o amarelão.
E você o que faz? Segui direitinho o tipo de xampu para sua juba?








facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

  1. Eu faço isso, uso shampoo transparente antes do leitoso/perolado e vejo que faz diferença. O cabelo fica mais leve, soltinho.
    No momento estou tentando o cronograma capilar.

    Beijo

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *