CoRaçãO BaKaNnA: Usar ou Não, o Sabonete Íntimo?
Image Map

Usar ou Não, o Sabonete Íntimo?

Oi! Meus Corações!!
A higiene íntima deve ser sempre uma preocupação para a saúde da mulher, pois alguns fatores podem desequilibrar o pH da vagina, provocando o aparecimento de infecções, corrimentos e coceiras.

A mulher corre mais risco de contrair infecção porque apresenta uma variação da imunidade ao longo do ciclo menstrual. Além disso, a vagina está muito próxima ao ânus, o que favorece a contaminação dessa região. Por isso, a higienização deve ser da vulva (região externa) e não da vagina lá dentro, ok. Nada de pegar o chuveirinho e tacar água na vagina, isso tira a flora protetora. Deve ser  realizada com sabonetes íntimos que contém ácido lático que mantém o pH vaginal estável prevenindo infecções, e só por fora.


Felizmente, é simples evitar esse tipo de situação, bastando para isso ter uma higiene íntima adequada. O sabonete íntimo é um poderoso aliado por manter o pH ácido e, consequentemente, mais saudável. Mas, apesar de ser um assunto tão sério, pesquisas mostram que apenas 15% das mulheres brasileiras usam sabonetes íntimos.

A pele do nosso corpo possui um pH diferente para cada região. O pH da região íntima é ácido, ou seja, fica entre 3 e 5, agindo como um mecanismo de defesa do organismo que previne doenças e infecções. Os sabonetes líquidos íntimo possuem pH 3 a 5, os sabonetes líquidos possuem pH entre 7 e 8, os sabonetes em barra ficam entre 9 e 10 e os sabonetes bactericidas têm o pH entre 11 e 12, sendo extremamente alcalinos.

Quando um sabonete mais alcalino é utilizado na região íntima, essa defesa natural é comprometida, deixando a região suscetível a microorganismos e outras substâncias nocivas para o organismo.

Se há uma queda brusca da imunidade com desequilíbrio da flora, a pessoa fica sujeita ao ataque de fungos como a Cândida, que provoca coceira intensa e corrimento, ou ainda à contaminação por bactérias que se proliferam melhor em pH mais alcalino, como a desgraçada da Gardnerella. Outras infecções, como a vaginose bacteriana, que causa mau cheiro perceptível, principalmente após relações sexuais, podem ser predispostas por essa alteração do pH.

Algumas marcas:
 

Um sabonete íntimo líquido, não sofre contaminações do ambiente como acontece com um sabonete em barra, e pode ser utilizado por mais de uma pessoa sem nenhum problema.

Qual a vantagem de usar o sabonete íntimo? Foi formulado para ajudar a restaurar a camada protetora da região íntima da mulher, mantendo equilibrado o pH natural dessa região e ajudando a prevenir algumas infecções e possíveis odores.

Com que frequência posso usar? Em climas mais quentes, quando a transpiração excessiva é frequente, de 1 a 3 vezes ao dia. Em climas mais frios 1 vez ao dia, pelo menos.

É aconselhável usar no período menstrual? Sim. O sangue altera o pH da região íntima e as glândulas sudoríparas (de suor) eliminam um odor mais forte nessa fase. Além disso, o uso prolongado de absorventes com película plástica externa é um fator agravante para o surgimento de uma irritação local. O uso nesse período ajuda a amenizar essa situação.

Estou começando a usar todo dia, eu confesso, não tinha esse costume não, eu usava sabonete comum, mas sabe que sinto uma diferença, menos irritações, infecções, é melhorou gurias! Por isso indico comece já a usar e sinta a diferença e a melhora da saúde da nossa menina. Uso esse aqui.




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *