CoRaçãO BaKaNnA: Usar muito esmaltes faz mal?
Image Map

Usar muito esmaltes faz mal?

Oi! Meus Corações!!
De uns tempos para cá, o esmalte deixou de ser um mero cosmético para ganhar status de acessório, tornando-se tão importante quanto uma bolsa ou um sapato na composição do visual. O bom que essa tendência gerou, é uma enxurrada de novos vidrinhos, com cores das mais variadas, além de estilos diferentes de esmaltar. Como resultado, as mulheres passaram a trocar de esmalte como quem troca de roupa. O hábito, não há dúvidas, faz um bem danado para a autoestima. Mas será que faz mal?


Pincelar o produto todas as semanas e, consequentemente, abusar da acetona ou do removedor pode ressecar as unhas, deixando-as esbranquiçadas e causando sua descamação. essa troca constante ou manutenção da unha pintada por muito tempo realmente não faz bem. Para oferecer tantas opções de tons com maior durabilidade, alguns produtos podem usar chumbo na formulação. Ao entrar em contato com as unhas, a substância é absorvida e pode deteriorar o cálcio, responsável por seu fortalecimento. Mas isso não é regra. A principal questão não diz respeito ao número de vezes que o cosmético é utilizado, e sim se ele é capaz de desencadear reações alérgicas.

O quadro, diga-se de passagem, não é raro. Aproximadamente 10% da população tem alergia a esmaltes. Na maioria dos casos, ela está associada a um solvente chamado tolueno, responsável por acelerar a secagem. O formaldeído, substância que ajuda a conferir aderência e durabilidade ao produto, é outro que está por trás de reações, as mais importantes são vermelhidão e coceira nos dedos e nas áreas que sofreram contato, como mãos, rosto, pescoço e orelhas, enfim, onde você mais costuma passar as mãos. A alergia pode aparecer em qualquer idade. As substâncias comuns são explosões de quadros alérgicos, por isso, a inclusão na fórmula é restrita nos Estados Unidos, em países da Europa e também no Brasil. Vale lembrar que uma delas, chamada dibutilftalato, também foi tachada como potencialmente cancerígena. Esses testes foram realizados com animais e em concentrações elevadas. "Aqui, as empresas têm respeitado a legislação, assegura Josineire Sallum, gerente-geral de cosméticos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, quando isso não acontece, impedimos a comercialização do produto."

Já quando o assunto são unhas frágeis, a tática é ficar mais tempo com o mesmo esmalte. Isso porque o uso constante de itens para extrair o cosmético pode provocar esse estado de fraqueza generalizada. Trata-se de produtos que têm a capacidade de penetrar na unha e dissolver estruturas que lhe conferem maleabilidade. Ela, então, se torna porosa, áspera e menos flexível. Como não dá para ficar eternamente com um único esmalte, a unha cresce, a cor desbota, alguns trechos lascam, a gente enjoa...uma estratégia para minimizar os estragos é optar pelo removedor. Ele é menos prejudicial porque tem componentes hidratantes em sua composição, além de apresentar um pH mais compatível com o da pele. Bem mais agressiva, a acetona resseca a pele e as unhas, sem contar que o cheiro forte do líquido pode irritar as vias aéreas superiores.

Para as adeptas do péssimo costume de retirar o cosmético com os dentes, recorrendo ao removedor só para eliminar os fragmentos mais teimosos, fica o alerta: tal comportamento tende a causar danos como manchas brancas, depressões e até estrias nas unhas.

Mas, se nenhum desses cuidados não contribuir para unhas mais firmes e bonitas, o melhor a fazer é investigar outras possíveis causas para tamanha debilidade. Deve-se considerar quadros como hipotireoidismo e anemia, além de outras carências nutricionais.

ATENÇÃO - Nas crianças, o ideal seria passar um esmalte à base de água, porque não contém solventes. Para as futuras mães, o recomendado é dar um tempo na manicure durante os primeiros três meses de gestação. Mesmo depois desse período, um pouco de cautela é mais do que bem-vindo. Seria interessante usar uma máscara no momento das pinceladas por causa dos solventes. Depois que eles evaporam e o produto seca, não há problemas. Ao menor sinal de complicações, procurar um especialista é imprescindível, esse recado é válido para todos.

Na hora de escolherSe tiver uma coleção de esmaltes ou visitar o salão de beleza com frequência, preste atenção no prazo de validade informado no vidro. "A segurança do produto é garantida até essa data. Se estiver vencido, jogue fora", aconselha Josineire Sallum, gerente-geral de cosméticos da Anvisa. Caso a cor não esteja homogênea, não arrisque: muitas vezes é sinal de que alguma substância foi acrescentada ali.


Ouço, leio, dou dicas, mas gente por mais que eu sei que faz mal trocar muito de esmalte, não deixo de esmaltar as unhas, claro que tenho alguns cuidados básicos, mas se alguém dizer não esmalte mais em suas unhas, eu esmalto, pois amo esmaltes. Pra mim é um acessório indispensável. E você gosta esmalte?




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. Olá!
    Como você está?
    Eu também adoro esmaltes, uso direto, mas não deixo de hidratar, usar fortalecedor e sempre tiro uns dias para deixar as unhas descansarem sem nada.
    bjs, Ci
    http://quadrofeminino.com.br

    ResponderExcluir
  2. olá!

    visite meu novo blog de variedades!

    oblogdafenixx.blogspot.com

    se gostar, me siga^^
    em breve sorteios

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *