CoRaçãO BaKaNnA: Cosmético/Maquiagem com FPS substitui o Filtro Solar?
Image Map

Cosmético/Maquiagem com FPS substitui o Filtro Solar?

Oi! Meus Corações!!
Hoje existem diversas opções de cosmético ou maquiagem com filtro solar: base, pó, blush, batom… O que é super prático, já que faz o função 2 em 1: embeleza e protege. Mas a pergunta que não quer calar é: Essa proteção das maquiagens ou hidratantes é suficiente?


Para toda essa proteção, não restam dúvidas de que os chamados produtos multifuncionais são um grande avanço no universo cosmético. Opções não faltam. Pós-barba disfarçam imperfeições, tiram o brilho e protegem contra os raios UVB e UVA. Antissinais hidratam, previnem o envelhecimento e oferecem Fator de Proteção Solar (FPS) de até 60 vezes. Até maquiagens também já garantem proteção solar e tecnologia antissinais.

Uma coisa é protetor solar com maquiagem, outra coisa é maquiagem com protetor solar! Para começar, o Fator de Proteção Solar (FPS) das maquiagens, geralmente, não é maior que 15, o que não é suficiente na maioria dos casos, principalmente no verão.

A maquiagem só terá o FPS indicado na embalagem se for aplicada na quantidade ideal (o que é difícil)! No caso da base, deveria ser aplicada uma quantidade cerca de 2 a 3 vezes maior do que nós aplicamos normalmente. Isto é determinado pelo fato de que a maioria dos dermatologistas recomendam a aplicação de 1/2 (meia) colher de chá de protetor solar (2,5ml) para o rosto, mas a maioria das mulheres aplica cerca de 1 ml de base no rosto. No dia a dia, não substitui o protetor solar , e muito menos na praia!!!

O problema é ainda mais alarmante no caso dos pós! Qualquer produto em pó requer cerca de 14 vezes a quantidade de aplicação de pó normal para receber o FPS listado no rótulo. A face, em média, tem cerca de 600cm ao quadrado, o que significa que uma pessoa precisa para aplicar cerca de 1,2 g de pó facial para obter o FPS indicado na embalagem do produto. No entanto, a maioria das mulheres só aplicam 0.085g de pó, ou seja, 14 vezes menos.

Por fim, a maioria das maquiagens protege apenas contra os raios UVB, nos deixando vulneráveis aos raios UVA (que provocam envelhecimento na pele). Ninguém quer aquela aparência de quem passou massa corrida na cara e aplicar 3 vezes a base e 14 vezes o pó, né? Portanto, é essencial usar filtro solar diariamente, antes da maquiagem.

Não se iluda com o FPS escrito no rótulo dos cremes hidratantes. Eles não estão autorizados a se passar por filtro solares. De acordo com um recente estudo realizado no Centro de Oncologia Memorial Sloan-Kettering, em Nova York, EUA, a maioria dos produtos de beleza não oferece proteção UVA adequada. Pesquisadores analisaram 29 cremes faciais de uso diário com FPS de 15 a 50 e apenas seis deles continham ingredientes bloqueadores de UVA suficientes. Portanto, pense no hidratante apenas como uma porção extra de proteção que deve ser sempre acompanhada de uma camada de protetor.

Para garantir uma proteção de qualidade, confira o que fazer:
- Escolher o produto com Fator de Proteção Solar (FPS) adequado para a sua pele - o 15 é indicado para pessoas que se bronzeiam e às vezes ficam vermelhas. O 30 é ideal para quem se bronzeia e sempre fica vermelha. O 60 para quem nunca fica somente bronzeada, sempre fica vermelha.

- O protetor deve ser aplicado 30 minutos antes de sair de casa e reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver necessidade.
- No dia-a-dia, passe o produto nas regiões que ficam mais expostas ao sol ou na luz artificial, fluorescente  em frente o computador,....enfim dentro da empresa, escritório, em casa (rosto, pescoço, colo, braços e mãos, principalmente), e antes da maquiagem ou hidratante mesmo tendo filtro.

 - Quando estiver na praia ou piscina ou rio, passe em todo o corpo. Mesmo depois daquele mergulho ou após secar a pele com a toalha, você deve reaplicar o produto.

- Permanecer na praia ou piscina somente antes das 10h ou depois das 16h.

Enfim, vimos que produtos com FPS não substitui o protetor solar. O protetor solar é o melhor aliado da saúde da pele. Por falta de cultura e até mesmo informação, a maioria das pessoas só aplica o filtro solar quando estão expostas diretamente aos raios solares, ou seja, durante as férias na praia ou piscina. Porém, ele deve ser usado diariamente, mesmo nos dias nublados, com FPS 15, no mínimo.




facebook Comentários
1 Blogger Comentários

Um comentário:

  1. Muito interessante esse post. Cheguei até a pensar que essas makes substitiuriam o protetor solar. Informação é tuuuuuudo!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *