CoRaçãO BaKaNnA: O que cada tipo de cabelo precisa!
Image Map

O que cada tipo de cabelo precisa!

Oi! Meus Corações!!
Os cabelos são a moldura do rosto, o xodó da mulherada e o responsável por, de certa forma, identificar a personalidade de cada pessoa. Assim como a pele do rosto, que pode ser seca ou oleosa, os cabelos também são divididos em vários tipos, e cada um deles precisa ser tratado e cuidado com os produtos certos e específicos, de modo que o brilho e a maciez estejam sempre presentes, e os fios saudáveis.


Cabelos Tingidos ou Descoloridos - Eles precisam de mais cuidados por causa da química. Leave-in com proteção solar é obrigatório! Chapinha ou baby liss, só junto com produtos que tenham proteção térmica. Além de usar produtos específicos para seu tom, seja ele loiro, vermelho, roxo, verde, azul, com luzes,....Na verdade, a maioria das tintas faz bem aos cabelos, elas tratam e dão brilho. O que não pode é trocar de cor toda hora sem esperar o tempo necessário que os fios precisam para se recuperar. Esse tempo varia de cabelo para cabelo, por isso, antes de mudar a cor, consulte um especialista. O mais indicado é aplicar uma máscara hidratante logo após a coloração. Além de hidratar, esse procedimento ajuda a manter a cor nos fios por mais tempo, a dar brilho e equilibrar o tom, evitando desbotamento ou qualquer alteração de cor. Use máscaras uma ou três vez por semana, máscaras hidratantes, reconstrutoras, nutritivas.
  • Ruivas - naturais ou não, devem investir em xampus com pigmentação avermelhada para a manutenção da cor e do brilho.
  • Loiros - naturais ou não, devem investir em xampus, matizadores, kits com tons azuis ou roxo para evitar o amarelado ovo ou laranjado, que esse tom insiste em ficar .


Cabelos Mistos - Cabelo misto tem raiz oleosa e pontas secas. Prefira xampus específicos e use condicionador ou máscara apenas no comprimento. A higienização deve ser concentrada na raiz e o tratamento hidratante, nas pontas. O leave-in não deve ser dispensado para os cabelos mistos e os fios devem ser hidratados com máscaras. Aplique spray (ou mousse) de volume na raiz, para desgrudar os fios da cabeça e equilibrar. Sérum ou óleo é uma ótima opção para o frizz das pontas. A super dica para este tipo de cabelo é ter sempre à mão um xampu à seco, que disfarça a oleosidade, principalmente na raiz. Para que a aparência dos cabelos mistos melhore, é preciso evitar fontes de calor, próximas aos fios, pois elas fazem com que a raiz produza mais óleo. Portanto, chapinhas e secadores devem ser evitados. Quando usá-los, é preciso aplicar nas pontas um protetor termo ativado, evitando que elas fiquem mais ressecadas.

Cabelos Crespos ou Cacheados ou Ondulados - O grande problema dos cabelos cacheados é que eles ressecam mais facilmente e tendem a ficar frágeis. Quanto mais ondulados, mais facilmente se ressecam e mais frágeis podem ficar. Isso acontece porque os cachinhos dificultam a distribuição uniforme da oleosidade natural do couro cabeludo para a ponta do fio de cabelo. O ressecamento, se não combatido corretamente, provocará a perda da definição do cacheamento e um aumento do volume e dos fios arrepiados. Têm fios extremamente frágeis, com menor resistência e maior elasticidade, e muito frizz. Por isso, exigem muitos cuidados e precisam de bastante proteção e hidratação. Alterne os dias de lavar e use xampu hidratante, condicionador nas pontas, uma vez ou mais por semana use máscaras, e nunca se esqueça do leave-in (passe ele com cabelos ainda úmidos), em creme ou spray! Tenha sempre em mãos um pouco de creme para pentear ou leave-in os seus cabelos ao longo do dia. Mas cuidado com os excessos. Seus cabelos ficarão opacos e com um aspecto pesados e sem movimento se usá-los em excesso. O excesso de produtos pode causar queda e caspa, além de dar um aspecto emplastrado. Jamais penteie os seus cabelos quando estiverem secos. Você destruirá a estrutura dos fios e o resultado final será terrível. Tenha estremo cuidado e carinho ao desembaraçá-lo. Vá sempre das pontas para a raiz. Sempre que necessário, use máscaras de hidratação no salão de beleza ou mesmo em casa. Abuse dos finalizadores como silicone, gloss, leave-in, reparadores de pontas, sprays intensificadores de brilho, pomadas e mousses capilares. Prefira secá-los ao natural ou com difusor, que não tira o efeito natural. Faça sempre massagens vigorosas no couro cabeludo para estimular a produção dos óleos naturais que protegerão os seus cabelos.

Cabelos Lisos - Parecem fáceis de cuidar porque estão sempre penteadinhos. Mas, mesmo eles, precisam de cuidados especiais porque, apesar de ter maior resistência, apresentam menos flexibilidade. Então, o cuidado principal é para não quebrar o fio. Invista em xampus e condicionadores, máscaras,...apropriados para seu tipo de cabelo. Cabelos muitos armados pedem linhas de produtos para tirar o volume e assim por diante. Hidratação nas pontas é essencial. Geralmente quem tem o cabelo liso possui a raiz mais oleosa. Lave os fios com dois xampus diferentes: um adstringente, para cabelos oleosos (textura mais leve e transparente) e um que seja hidratante (textura cremosa). Lave a raiz com o produto adstringente e os fios com o outro. Se você tem o costume de lavar a cabeça todos os dias e com xampu para cabelos oleosos, os fios podem ficar ressecados. Alterne os produtos na hora do banho. Dessa forma, você consegue limpar bem a raiz e não ressecar as pontas E uma vez a cada quinze dias xampu de limpeza profunda para não ficar com aparência pesada é fundamental.

Cabelos Secos - Geralmente são opacos e têm fios com escamas bem abertas, o que facilita a entrada de impurezas e impede que o fio brilhe. Na maioria das vezes eles parecem estar armados, com fios arrepiados causando o frizz, apresenta pouca quantidade de óleo que deixa ele mais frágil e quebradiços, são mais difíceis de pentear, sem brilho, sem maciez e apresenta um grande número de pontas duplas e várias outras características que o torna um cabelo seco e ressecado. Para recuperar os fios, lave-os com xampus hidratantes, que limpam sem ressecar, mas lave seu cabelo no máximo duas vezes por semana. Aplique condicionador e leave-in, que devolvem a umidade natural que o fio perdeu ao longo do tempo. Máscaras hidratantes, nutritivas, recontrutoras duas vezes por semana, ajudam no tratamento dos fios danificados. Evite o uso de secador e chapinha enquanto os fios estiverem em tratamento e sendo recuperados. Caso não dê para evitar , aplique sempre um produto termo ativado para proteger os fios.

Cabelos Relaxados - Se o cabelo recebeu química para relaxar ou alisar, ele precisa de cuidado super especial. Evitar a lavagem diária é uma forma de preservar a oleosidade natural dos fios. Xampu para cabelos relaxados, condicionador e leave-in com proteção solar sempre! Tratamentos como hidratação, cauterização e umectação são boas pedidas para devolver algumas características naturais do fio. E lembre-se de proteger seus cabelos antes de se expor ao sol, praia e piscina.

Cabelos Oleosos - Podem ser o pavor de muitas mulheres. Mantê-los bonitos e com uma vivacidade constante é difícil e exige muito empenho e gastos. No fim do dia, os cabelos parecem estar pesados e grudados na cabeça, sem qualquer volume e com um aspecto de estarem sujos. Isso, como o próprio nome sugere, se deve ao excesso de oleosidade natural produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. E essa oleosidade excessiva tende a descer pelos fios, ao longo do dia e é a responsável pelo resultado final. Essa alteração pode ter também causas em problemas hormonais e no stress diário. Afinal de contas, o que pode ser mais estressante do que a vida que levamos atualmente? Mas nem tudo está perdido. Hoje em dia você tem aliados poderosos no controle da oleosidade e no tratamento no mercado, específico para os oleosos, e a dica é usa-los, xampus, condicionador, máscaras, leave-in, mas nada de exageros. Evite massagear os seus cabelos mesmo durante as lavagens. Esse procedimento, quando feito com frequência, surte um efeito desastroso na produção de óleo dessas glândulas, aumentando muito a excreção sebácea. Prefira fazer movimentos suaves e rotatórios, de forma breve e sem muita pressão com as pontas dos dedos. Lembre-se de enxaguar muito bem os cabelos para evitar que fiquem resíduos da lavagem. Raiz muito oleosa deve ser lavada diariamente com produtos apropriados. Faça uma faxina com antirresíduos, uma vez por semana. A forma de secar também ajuda a dar volume. Geralmente, os oleosos são finos e com pouca quantidade. Seque-os com movimentos de baixo para cima ou de trás para a frente desgrudando os fios da cabeça. Pare de ficar penteando os cabelos a todo o momento ou de passar as mãos neles. Esse atrito constante estimula a produção do óleo natural e só contribuiu para aumentar ainda mais a oleosidade e o aspecto ruim no final do dia. Além disso, não encoste o secador no cabelo ou na cabeça quando for usá-lo. Seja no quente ou no frio, esse costume provoca uma excitação nas glândulas sebáceas e propicia mais produção de óleo.

Cabelos Normais - Um cabelo que aceita tudo, fica bem com qualquer penteado e pode ser mantido com poucos gastos e cuidados simples. Nada de muita luta, muita escova, muita química. Pois é. Quem tem os cabelos normais é tido como um afortunado privilegiado. Os cabelos normais possuem essa denominação porque são saudáveis e regulares da raiz as pontas. Para esse tipo de cabelo, uma hidratação leve para que ele não sofra com os danos provocados pela poluição, vento, praia, piscina. É também vital cuidar para não exagerar com o uso de máscaras e condicionadores para evitar que o cabelo fique com um aspecto pesado e sem vida. Prefira sempre o uso de produtos neutros ou próprios para o uso em cabelos normais. Uma dica interessante é usar xampu suave ou feitos para o público infantil.

Gostou das dicas? Compartilhe e comente!




facebook Comentários
3 Blogger Comentários

3 comentários:

  1. dicas perfeitas, curti.

    http://anitamakingof.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o post bem completo como sempre ...

      Excluir
    2. Obrigada! Procuro sempre dar muitas informações.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *