CoRaçãO BaKaNnA: Saiba mais sobre Drenagem Linfática
Image Map

Saiba mais sobre Drenagem Linfática

Oi! Meus Corações!!
A técnica de massagem que manipula gânglios espalhados por todo o corpo para estimular o funcionamento do sistema linfático foi difundida no mundo pelo fisioterapeuta dinamarquês Emil Vodder e sua mulher Estrid, nos anos 30.



No Brasil, a técnica ficou conhecida como Drenagem Linfática Manual pelo Método Vodder e hoje é adotada por terapeutas que a empregam principalmente na redução da retenção de líquidos e do inchaço causada por procedimento cirúrgicos. O principal chamariz da drenagem, no entanto, é sua capacidade de atenuar a odiada celulite. O benefício, aliás, faz com que muita gente se submeta a profissionais sem treinamento formal na técnica, o que pode trazer prejuízos para a saúde e para o bolso.

COMO É FEITA - O objetivo principal dessa massagem é ajudar o organismo a eliminar o excesso de líquido intersticial, também chamado de linfa, que se acumula em alguns pontos o que provoca, entre outras coisas, os temidos furinhos da celulite. Com a pessoa deitada em uma maca o fisioterapeuta ou esteticista realiza movimentos suaves e lentos por todo o corpo. A ideia é que esses movimentos ajudem o sistema linfático a funcionar direitinho, por isso, os movimentos seguem o sistema e cadeias linfáticas mais próximas.

BENEFÍCIOS - Como ajuda na circulação da linfa a drenagem melhora a nutrição e a oxigenação das células, ajuda na redução de inchaços, atenua a celulite, melhora a função intestinal e colabora com a circulação sanguínea. A drenagem linfática além de manter a boa forma, ela ajuda a desintoxicar o organismo, eliminar os excessos de líquidos, ativar o sistema imunológico, melhorar a oxigenação e nutrição celular. Ajuda na TPM, varizes, hematomas, acne, regulariza o intestino através dos movimentos que ativam a circulação e a digestão.

CUIDADOS - A técnica não é indicada para pessoas com qualquer tipo de infecção, neoplasia, trombose venosa profunda, erisipela, hipertensão e asma. A drenagem linfática deve ser totalmente indolor, promovendo um relaxamento muscular e a sensação de bem-estar. Se a sessão deixar marcas roxas é porque a massagem não foi feita corretamente.

Não existe instrumento melhor do que as mãos. O sistema linfático desempenha um papel importante na imunidade e na eliminação de resíduos do metabolismo. Os vasos possuem vias de penetração, por isso, a pressão da drenagem linfática deve ser sempre muito suave, senão os vasos se fecham. É uma técnica que deve mobilizar a pele (no sentido de movimentar os tecidos) e não apenas deslizar nem usar de força.. O movimento dos tecidos é muito importante. É pela ausência de movimento que os inchaços aparecem.

O sistema linfático, assim como o sistema vascular, envelhece. Por isso é importante manter a circulação ativa, principalmente em pessoas idosas para evitar a esclerose (endurecimento das artérias). Não é uma cura para tornar-se mais jovem, mas evitar um envelhecimento precoce.

A drenagem bem feita aumenta a vontade de urinar logo após a sessão e ao longo do dia. Algumas mulheres contam que o intestino passa a funcionar melhor. Você também pode avaliar o resultado a longo prazo, observando se as pernas ficam menos inchadas no final do dia, se vasinhos e micro varizes diminuem e se as roupas estão mais folgadas, principalmente na TPM.

Hoje em dia, a oferta desse tipo de tratamento é muito grande, todo mundo diz que sabe fazer e diversos tipos de estabelecimentos (clínicas, salões, academias) oferecem o serviço. Por isso, precisamos ficar atentas na escolha do local e do profissional não só para garantir a nossa segurança mas também o resultado. O ideal é procurar um especialista habilitado, de preferência um fisioterapeuta ou esteticista que tenha diploma reconhecido pelo MEC (pergunte a formação dele). Assim, você tem certeza de que ele estudou anatomia e fisiologia e sabe realizar os movimentos corretamente. Também fique de olho na limpeza do local e na higiene dos materiais usados: maca, lençóis e toalhas limpinhos demonstram o cuidado que o profissional tem com você.

FIQUE ATENTA! Pois é, ao contrário do que muitos acreditam, a drenagem linfática manual deve ser feita com movimentos levíssimos, jamais com força. Então, se você sair de uma sessão de drenagem dolorida ou cheia de hematomas, é sinal de que alguma coisa não ocorreu como deveria e seu organismo pode sofrer danos, como a destruição de tecidos e vasinhos.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *