CoRaçãO BaKaNnA: Chore, chore muito, chorar faz bem...
Image Map

Chore, chore muito, chorar faz bem...

Oi! Meus Corações!!
Chore, coloque tudo para fora que você vai se sentir melhor. Quem é que nunca ouviu um conselho parecido num momento em que estava depre? Muitas mulheres ou homens acreditam que o choro não traz vantagem alguma para o seu corpo. Ou ainda que derramar algumas lágrimas é considerada uma atitude de fraqueza. Mas, estão enganados! Na verdade, chorar é algo que traz muitos benefícios para o nosso organismo. Para chorar, o corpo necessita de um enorme controle sobre a respiração e ainda pede um conhecimento das emoções desagradáveis e até das positivas.
Há mais de 400 sensações que podem nos levar às lágrimas, seja de raiva, tristeza, felicidade, admiração, arrependimento, decepção, medo, entre muitas outras. A questão é que o pranto é um remédio e tanto! Ele alivia diversos estados emocionais. Aproximadamente 75% dos homens e 85% das mulheres sentem-se melhor depois de chorar: e isso não é por acaso. Em determinadas situações, nosso cérebro produz certas substâncias, como a prolactina, que ativam a ação das glândulas lacrimais. Esta, cujas concentrações aumentam em momentos de estresse, reduz novamente sua quantidade quando começamos a chorar; tal como a adrenalina. Este fator, aliado à liberação de substâncias como a leucina-encefalina, noradrenalina e serotonina, nos proporciona uma sensação anestésica e de calma, aliviando a angústia e liberando a tensão.

Reprimir-se em momentos adversos pode fazer com que o indivíduo, em longo prazo, desenvolva quadros de depressão; ou mesmo doenças psicossomáticas. Pressão alta, úlcera, e gastrite são alguns sintomas que podem surgir desta forma. Além disso, crianças que são educadas a reprimir o choro têm muito mais probabilidade de desenvolverem problemas de inibição emocional no futuro.
 
O choro traz calma, a mulher ou homem, sente um grande alívio após derrubar algumas lágrimas, pois é como se o pranto esvaziasse a nossa alma. Além disso, chorar aproxima as pessoas e ajuda a fortalecer relações e criar novos laços de amizade. É uma atitude automática, quando vemos uma pessoa chorando, damos a ela compreensão e apoio. 

Portanto mulheres ou homens, se você passar por algum momento difícil ou até por uma tristeza (seu time perdeu, alguém faleceu, sentiu dor,...) ou alguma alegria. Lembre-se que chorar é um banho na alma, faz muito bem!




facebook Comentários
4 Blogger Comentários

4 comentários:

  1. Ohhhh minha amiga...que meigo foi isso...eu,que sempre choro quando necessário,sempre utilizo esse artifício...acho fundamental essa disposição emocional....
    Bjosssss de fadas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim chorar é preciso, não quer demonstrar fraqueza.

      Excluir
  2. Eu sou uma manteiga derretida choro muito, mas fiquei assim depois da maternidade tudo me emociona, imagino situações e pronto as lágrimas já estao correndo e realmente alivia a dor passa, depois vem uma sensação de paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu choro pelos animais, não consigo vê-los sofrendo.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *