CoRaçãO BaKaNnA: As unhas revelam a sua saúde
Image Map

As unhas revelam a sua saúde

Oi! Meus Corações!!
Toda mulher adora desfilar por aí com unhas bem feitas, coloridas e lixadas. As unhas exercem função mais do que estética no nosso corpo: elas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde, conforme observamos seus aspectos.


Não é à toa que muitos médicos pedem para ver as mãos dos pacientes durante o exame clínico. Qualquer alteração patológica nas unhas deve ser observada com rigor, pois sinalizam desde falta de nutrientes, estresse e micoses até problemas mais sérios, como cirrose hepática, insuficiência renal e endocardite (a inflamação do revestimento interior do coração, geralmente provocada por bactérias), lupus eritematoso (doença crônica que causa inflamações em várias partes do corpo) e até mesmo problemas circulatórios periféricos, cardiológicos e intestinais.

Fique atento às mudanças na coloração, forma e textura das suas unhas:

- Manchas esbranquiçadas: Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites de contato (alergias a esmaltes, sabões, detergentes...), psoríase, micoses, intoxicação por metais pesados, insuficiência renal.

- Manchas amarelas ou unhas amareladas: Freqüentes em fumantes, também indicam uso crônico de antibióticos, ingestão em excesso de betacaroteno (precursor da vitamina A, encontrado em cenoura, beterraba, mamão...), diabetes, micoses e males do fígado.

- Arroxeadas: Micoses, tumores, uso de remédios coagulantes, males cardíacos, lupus eritematoso.

- Esverdeadas ou com inchaços, vermelhidão e dor que se expande ao redor dos dedos: Infecções bacterianas e micoses.

- Metade branca, metade avermelhada: Problemas renais.

- Faixas negras: Disfunções hormonais, micoses, tumores na matriz ungueal, câncer de pele (melanoma).

- Fracas, secas, quebradiças, com tendência à descamação: Falta de cálcio, além de zinco e vitaminas A, B e E, nutrientes que constituem a unha. Anemia, hipotireoidismo.

- Amarelada, espessa e sem crescimento: Distúrbios pulmonares.

- Ondulações, que, no caso das mulheres, ficam aparentes mesmo com duas camadas de esmalte: Geralmente indicam traumas (a espátula de empurrar cutícula é usada com força). E ainda: anemia e doença cardíaca ou pulmonar.

- Unhas com pequenos furos na superfície ou ondulações psoríase ou poliartrite (mais raro: doenças cardíacas ou pulmonares).

Na maior parte das vezes, as manchinhas esbranquiçadas e pequenas são resultado de batidas leves que provocam pequenos traumas na matriz ungueal (local onde as células de queratina que formam a unha são produzidas). Assim como aquelas linhas finas e verticais (faixas hemorrágicas) decorrentes do rompimento de vasinhos minúsculos, essas marcas somem sozinhas e nem sempre são motivo de preocupação. Porém, se as manchas ou alterações tomam quase toda extensão da unha e não desaparecem, vale a pena consultar um médico especialista. A presença desses sinais pode indicar inúmeros problemas de saúde, possíveis ameaças ao bom funcionamento do organismo e até o uso de determinados medicamentos. Os remédios quimioterápicos e alguns antibióticos usados para tratar infecções bacterianas, por exemplo, impulsionam a manifestação de manchinhas nas unhas.

Você sabia? Elas crescem em média 3 milímetros por mês. As unhas das mãos tem um crescimento aproximadamente 4 vezes mais rápido do que as dos pés.

Gostou das dicas? Fique de olho nos sinais e qualquer coisa diferente vá ao médico.




facebook Comentários
2 Blogger Comentários

2 comentários:

  1. vou ficar de olho, obrigada
    www.portaldebeleza.com
    bom final de semana e te espero no meu blog

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *