CoRaçãO BaKaNnA: Hiperidrose incomoda muita gente
Image Map

Hiperidrose incomoda muita gente

Oi! Meus Corações!!
O suor tem uma função essencial no nosso corpo, a de controlar a temperatura. Mas, o suor pode ser um indício de um grave problema de saúde denominado hiperidrose. As regiões mais afetadas pela doença são os pés, mãos e axilas. Rosto, peito, costas e bumbum também são afetados pela hiperidrose.


A HIPERIDROSE é uma condição caracterizada pela transpiração anormalmente aumentada, além do exigido para a regulação da temperatura corporal. A hiperidrose pode ter consequências fisiológicas, tais como mãos frias e úmidas, desidratação e de infecções de pele secundárias até a maceração da pele. A doença pode também ter efeitos emocionais devastadores sobre a vida do indivíduo.

A transpiração excessiva das mãos interfere com muitas atividades de rotina, como pegar objetos de forma segura. Algumas pessoas que sofrem de hiperidrose evitam situações em que elas entrarão em contato físico com outras pessoas, como cumprimentar uma pessoa com um aperto de mão, e escondendo embaraçosas manchas de suor nas axilas, o que pode limitar os movimentos da pessoa. Em casos graves, as camisas devem ser trocadas várias vezes durante o dia. Além disso, a ansiedade causada pela auto-consciência da transpiração pode agravar o quadro. A transpiração excessiva dos pés torna mais difícil para os pacientes andar descalços ou de calçado aberto, visto que os pés deslizam em torno do sapato por causa do suor.

A hiperidrose pode ser generalizada ou localizada a partes específicas do corpo. Mãos, pés, axilas e virilha estão entre as regiões mais ativas da transpiração, devido à concentração relativamente elevada de glândulas sudoríparas, no entanto, qualquer parte do corpo pode ser afetada.

A hiperidrose pode ser classificada dependendo se é uma característica congênita ou adquirida. A hiperidrose primária geralmente se inicia na adolescência ou mesmo antes e parece ser herdada através traço genético autossômico dominante. A hiperidrose primária deve ser distinguida da hiperidrose secundária, que pode começar em qualquer momento da vida. Esta última forma pode ser devido a um distúrbio da glândula tireoide ou da hipófise, diabetes mellitus, tumores, gota, menopausa, certos medicamentos, ou envenenamento por mercúrio.

GRUPO DE RISCO! Quanto maior o índice de massa corpórea, piores são os sintomas. Os gordinhos suam mais. Também foi notado que, em mais de 50% dos casos, a hiperidrose está relacionada com o diabetes. Pessoas com sudorese excessiva são diabéticas ou têm parentes diabéticos. Portanto, fazem parte do grupo de risco o gordinho, os diabéticos e aqueles que têm outros casos de sudorese abundante na família.

Os médicos ainda não sabem a causa da hiperidrose, que aparece na adolescência e é mais comum em mulheres ansiosas. Quem sofre com a transpiração excessiva, acaba tendo que lidar com o constrangimento de ter as mãos e os pés sempre molhados ou até a roupa marcada pelo suor em demasia.

Se você desconfia que possui a hiperidrose, o ideal é procurar um dermatologista. Saiba que há diversas opções de tratamento, desde medicamentos até procedimentos cirúrgicos. Veja:

- Existem comprimidos que controlam o suor. Mas, eles são proibidos para as mulheres fumantes ou quem possui qualquer tipo de doença respiratória, já que o remédio contrai os brônquios e pode ocasionar a insuficiência respiratória.

- O procedimento é satisfatório quando o Botox é aplicado nas axilas, nas mãos e nos pés. O efeito do Botox tem uma duração de quatro a seis meses e a aplicação do botox deve ser repetida. No entanto, as picadas são dolorosas para a pele o bolso, pois cada aplicação tem valor de R$ 1 mil a R$ 3 mil e somente os dermatologistas e os cirurgiões plásticos estão autorizados a aplicar o produto.

 - A remoção ou destruição da glândula sudorípara é uma das opções cirúrgicas disponíveis para a hiperidrose axilar. Existem vários métodos cirúrgicos para esse procedimento, como a aspiração de glândulas, a lipoaspiração axilar, a ablação por laser, etc. A sucção da glândula sudorípara é uma técnica adaptada de lipoaspiração, na qual aproximadamente 30% das glândulas sudoríparas são removidas, com uma redução proporcional no suor. 

Se acaso você tem ou está te incomodando essa situação, procure o médico.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *