CoRaçãO BaKaNnA: Cuidados com o Aparelho Ortodôntico
Image Map

Cuidados com o Aparelho Ortodôntico

Oi! Meus Corações!!
Cada vez mais, os aparelhos ortodônticos se espalham pelos sorrisos, não só de crianças, como de adultos. Além de corrigir o alinhamento dos dentes, o tratamento previne uma série de problemas relacionados com articulação dental incorreta. Mas, para ter apenas resultados positivos, é preciso ter atenção redobrada com a higiene bucal. Isso porque a escova e o fio dental encontrarão mais obstáculos na boca, como braquetes, fios, elásticos e bandas.


Os restos de alimentos que ficam presos no aparelho precisam ser removidos para evitar uma desmineralização dos dentes e inflamação das gengivas. Não adianta corrigir a posição dos dentes e terminar o tratamento com muitas cáries e com as gengivas inflamadas, né? Vamos aos cuidados:

Prepare-se para escovar! Tire os elásticos e qualquer outra parte removível de seu dispositivo ortodôntico. É bom lembrar que o tempo gasto na limpeza de dentes com aparelho é três vezes maior, portanto planeje-se para isso. Comece utilizando o fio dental, pegue o passa fio. Use o passa fio para passá-lo entre o aparelho, vai ser mais fácil do que imagina. Tá certo, no começo tem que ficar de frente ao espelho até pegar a coordenação (é chato, eu sei!), mas depois de algum treino, consegue passar o fio assistindo filme! HaHaHa! Passar o fio dental pode ser uma tarefa impossível sem o auxílio do passa fio, que lembra uma agulha de plástico. Nele o fio dental é preso e pode ser passado por baixo do arco para limpar entre os dentes. Ao passar o fio dental, use um passa fio para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o arco e gengiva.

Limpe seu aparelho ortodôntico fixo! A escova ideal para aparelhos ortodônticos fixos também segue a regra de ter grande quantidade de cerdas do tipo ultramacias. A diferença é que para se encaixar aos braquetes, a escova precisa ter uma canaleta central, que possibilita uma escovação efetiva e favorece a limpeza de todos os componentes do aparelho ortodôntico. Para os aparelhos ortodônticos fixos linguais, a escova precisa ter tamanho reduzido e uma angulação de cabeça que facilite o acesso e a escovação na região interna da boca. Use sua escova em um ângulo de 45 graus para limpar ao redor dos fios e pinos de seu aparelho ortodôntico. Escove primeiro acima de cada fio e depois embaixo. (Leva tempo garantir que toda a placa foi removida e que você escovou em todos os lados dos dentes superiores e inferiores.). Você pode lançar mão das escovas interdentais ou bitufo, que também auxiliam na higienização. O mais importante é ter uma sequência durante a escovação para não se esquecer de nenhuma superfície dental.

Escove a língua! Essa dica de higiene serve tanto para quem usa aparelho ortodôntico, quanto para quem não usa! Evite a saburra (descamação da mucosa oral)! Nome sinistro né? Esta placa é originada quando há a diminuição da produção de saliva ou uma descamação epitelial da mucosa bucal (minúsculos pedacinhos de pele que se desprendem dos lábios e bochechas) acima dos limites normais (ou fisiológicos) ou ainda, em ambas as situações. Atualmente, a saburra lingual é reconhecida como a maior responsável pelo mau hálito (ou halitose).

Não tem jeito, tem que levar! Ande com uma necessaire para carregar os apetrechos de higiene! Homens e mulheres. Para mulheres sempre cabe na bolsa um estojinho a mais, e para os homens necessaire não é coisa de gay ou sei lá que você pensa, é higiene! Igual a tomar banho! Ou você acha que aquela "mina" curte um cara com dente verde e bafão?

Troque a sua escova de dentes assim que elas abrirem as cerdas! A vida útil da sua escova irá diminuir pela metade, por exemplo, em vez de durar três meses, vai durar um e meio. Afinal há maior superfície de contato.

Nenhum dentista, nem o ortodontista gostam de ver o cardápio da semana entrelaçado no meio do aparelho ortodôntico! Ele tem nojo disso tanto quanto qualquer outra pessoa! Não é desculpa "cheguei atrasado na consulta", que estava com pressa ou na correria, porque se vier com aquela frase "vim correndo e não tive tempo de escovar", pode ouvir como resposta "tudo bem! Fui ao banheiro e não lavei as mãos, então estamos quites!"

Cuidar bem do aparelho ortodôntico fixo prevenirá danos a ele assim como tornará seu uso mais confortável. Aprender os princípios básicos de cuidado ortodôntico lhe ajudará a seguir as recomendações de seu dentistas de manter seus dentes e gengiva saudáveis durante o tempo em que você usar o aparelho fixo. Eu uso, cuido e adoro, me acho linda de aparelho, hahaha e você usa?




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *