CoRaçãO BaKaNnA: Dói e incomoda muito...AFTA!
Image Map

Dói e incomoda muito...AFTA!

Oi! Meus Corações!!
De repente aquela dor chata aparece e, com ela, a temida manchinha branca na região da boca. Pois é, a afta atrapalha e muito as crianças e os adultos, para comer, beber, falar, e, dependendo do tamanho, até para dormir. Você sabe o motivo desse incômodo?

As aftas, também chamadas de úlceras aftosas ou ainda estomatites aftosas, são lesões erosivas não contagiosas, decorrentes do rompimento do tecido epitelial (uma das camadas da pele da boca, geralmente na mucosa bucal, céu da boca, nas gengivas e embaixo da língua.) e exposição do tecido conjuntivo. Elas são ovais, normalmente brancas (ou levemente amareladas), têm bordas avermelhadas e costumam medir aproximadamente 1 cm de diâmetro. A úlcera aftosa recorrente causa dor porque com ela o tecido conjuntivo, cheio de terminações nervosas, fica exposto. Assim, qualquer alimento, o contato com o dente ou a língua pode causar um grande mal estar. 

Cerca de 20% da população sofre com aftas recorrentes. E, apesar de serem muito desconfortáveis, normalmente não causam problemas. Os motivos do aparecimento não são completamente conhecidos, mas parecem estar associadas a um desequilíbrio do sistema imune do indivíduo. Existem também alguns eventos que parecem contribuir para o surgimento das lesões, como: trauma local, estresse, períodos de sono curtos, refluxo gastroesofágico, alterações hormonais durante o ciclo menstrual, alergia a determinados alimentos, deficiência das vitaminas B12 e C, deficiência de zinco, ferro e ácido fólico.

A afta costuma desaparecer sozinha em cerca de dez dias (senão melhorar procure um médico). Sendo assim, os tratamentos são mais focados na higienização e assepsia. Então não deixe de escovar os dentes, passar o fio dental e manter a sua rotina de higiene bucal.

Para auxiliar, também é possível fazer procedimentos caseiros indicados pelos especialistas.

- 50% de água oxigenada e 50% de água. Use um cotonete para aplicar a mistura diretamente na afta. Em seguida, coloque uma pequena quantidade de leite de magnésia na afta, de três a quatro vezes por dia.

- A lavagem com enxaguantes antissépticos pode ajudar a reduzir a irritação. Às vezes, prescreve-se antibióticos para reduzir uma infeção secundária.

Já tive, poucas vezes, graças, pois é dolorido, e incomoda muuuuito.




Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *