CoRaçãO BaKaNnA: Você é sensível ao Glúten?
Image Map

Você é sensível ao Glúten?

Oi! Meus Corações!!
Se ao comer um pedaço de pão ou massa você se sente mal, é preciso ficar atenta, pois pode ser sensível ao glúten. Porém, isso não quer dizer que tenha a doença celíaca. Pesquisadores da University School of Medicine descobriram que os dois distúrbios são diferenciados pelas células do organismo, apesar dos sintomas serem semelhantes na maioria das vezes.
O glúten é uma proteína presente em vários cereais, principalmente trigo, aveia, centeio, malte, triticale, espelta, kamut ou cevada. Isso significa que uma enormidade de alimentos feitos à base destes produtos contém glúten na sua fórmula, incluindo cereais, pães, massas, pizzas, bolos, doces, biscoitos, salgadinhos, barra de cerais, empanados, waffles, sopas, croutons, batata frita industrializada, cerveja, uísque e vodca destilada de grãos.

Existem alguns sintomas de gatilho que podem lhe dizer se você é alérgico ao glúten. O mais comum deles são dores de estômago e inchaço após comer itens que contêm glúten. A sua não é considerado uma ameaça, se você é mesmo apenas um pouco sensível. Mas, se você tem a doença celíaca, que é uma alta sensibilidade ao glúten, as chances são que você vai ter que desistir de produtos glúten todos juntos. Sintomas de alta sensibilidade incluem dores de estômago, inchaço, dor e mau-cheiro, fezes oleosas. Uma visita ao seu médico pode determinar se ou não os seus sintomas são sensibilidade fato de glúten, ou doença celíaca.

Mais de 90% das pessoas com doença celíaca não tratada têm níveis elevados de alguns anticorpos no sangue, entre eles os anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase (anti-TTG), sendo este último o mais sensível para o diagnóstico.
Os alimentos que contém glúten não devem ser ingeridos pelos celíacos. Tendo em vista que estes cereais e seus derivados (farinhas, flocos, farelos, extratos, etc.) são amplamente utilizados na culinária mundial, a retirada do glúten da dieta torna-se um pouco difícil e requer empenho.

Entretanto, indústrias e especialistas já encontraram diversos produtos sem glúten para a substituição dos produtos geralmente utilizados e que contém a proteína. Os principais substitutos são: batata (fécula e farinha), arroz (farinhas, creme, arroz integral em pó, etc.), milho (fubá, farinha, amido, flocos, etc.) e mandioca (fécula, farinha e polvilho). Outros alimentos menos comuns também podem fazer parte da culinária de celíacos, como: cará, inhame, araruta, sagu. A quinoa também é uma opção bastante interessante, por possuir um excelente valor nutritivo, uma proteína de alto valor biológico (ou seja, é bem aproveitada pelo organismo), é rica em vitaminas, minerais e fibras. O amaranto também pode ser utilizado, entretanto, o acesso a esse grão é mais difícil, sendo encontrado em casas especializadas e de produtos naturais.

Aqui vai uma dica! Quem sofre de doença celíaca não consegue tolerar nem uma migalha de pão e pessoas apenas sensíveis são capazes de lidar com pequenas doses. Os sintomas tendem a melhorar com a eliminação do glúten da dieta. Cerca de 70% das pessoas começam a se sentir melhor dentro de duas semanas após a retirada do glúten. 

É não deve ser fácil viver sem glúten. UFA! Ainda bem que não sofro desse mal. E você sofre, conte!



Facebook Comentários
0 Blogger Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *